Educação de Embu das Artes realiza seminário com MOVA, EJA e Projovem

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 12/09/2014

Mais de 300 pessoas, entre profissionais da educação e estudantes, prestigiaram dia 8/9, a abertura do 1º Seminário de Práticas Pedagógicas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA) e do Projovem Urbano, no Centro Cultural Valdelice. O seminário vai até dia 12/9, sexta-feira, às 20h, no mesmo local.

O seminário acontece com o objetivo de promover as práticas pedagógicas por meio de processos de integração e de relacionamento entre educandos, educadores e gestores dos três projetos.

“Ninguém faz nada sozinho, temos que colocar na prática toda a nossa expertise a serviço de nossas crianças, jovens e adultos. Todo esse êxito da educação de Embu das Artes devemos à equipe da Secretaria de Educação. Sem essa sintonia, a cidade não iria avançar”, falou o secretário de Educação, Paulo Vicente dos Reis.

O secretário lembrou ainda que a data não foi escolhida ao acaso: 8/9 é o Dia Mundial da Alfabetização, instituído em 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), com o propósito de fomentar a alfabetização em vários países.

O evento contou com apresentações culturais (canto e exposição de obras realizadas pelos alunos) e com a palestra do historiador e professor do MOVA há três anos, Sérgio Romero: “É uma rica oportunidade de troca de experiências entre os educadores e educandos com vistas a uma gestão atenta a todas as demandas atuais da educação”.

Aluno do Mova há três anos, Nelson Santos, 48, morador do Jd. Embuarama, sentiu que evoluiu muito após começar a estudar: “Eu não lia nada, não entendia uma placa de rua. Sou muito mais feliz hoje”.

“O MOVA mudou minha vida, pois hoje consigo ler e escrever. Era tudo muito mais difícil”, falou Erisvaldo José, 42, morador do São Marcos.

Compareceram à abertura do seminário o vereador Clidão do Táxi, os secretários Valdir Barbosa (Turismo), Mário Alves (adjunto Serviços Urbanos), o comandante da Guarda Civil Municipal, Dirceu Alves, João Ramos, assessor especial do prefeito Chico Brito, Noemi Feigenson Cohen representando o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Ordem dos Advogados do Brasil de Embu das Artes (OAB-Embu) e os coordenadores Professor Vinícius Xavier Zamataro (EJA), professora Selma Baleeiro (MOVA) e professora Fernanda Tortelli (Projovem Urbano).

Conheça os projetos

Movimento de Alfabetização de Adultos (MOVA)

O projeto, implementado e coordenado pelo governo municipal visando à mobilização da sociedade civil, estabelece parcerias, para superar os índices de analfabetismo do município e a baixa escolaridade da população. O objetivo do MOVA é assegurar a todos os jovens e adultos o direito à escolaridade, combatendo o preconceito em relação ao analfabeto, incluindo-o no campo dos direitos.

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Formar cidadãos plenos, com o compromisso de expandir o ensino dirigido à população maior de quinze anos, que nunca havia freqüentado uma escola ou, no máximo, cursou até a primeira série do ensino fundamental.

Projovem Urbano

Parceria entre a Prefeitura de Embu das Artes e o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação para jovens de 18 a 29 anos, que ainda não concluíram o Ensino Fundamental II, têm a oportunidade de concluir os estudos e aprender uma profissão. Além, de concluir o curso em 18 meses, recebem formação profissional e ganham uma bolsa-auxílio de R$ 100. As inscrições estão abertas até 31/10. 

Comentários