Taboão da Serra participa de Congresso sobre Educação Inclusiva

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 4/09/2014

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEDUC), da Prefeitura de Taboão da Serra, participou, no último final de semana, do XVI Congresso de Educação Inclusiva. O encontro, realizado na Estância Hidromineral de Serra Negra, reuniu educadores de diversas cidades, como Garça, Santo André e Monte Sião.

À ocasião, a gestora Márcia de Jesus e a coordenadora Vanda Barbote, do Centro de Integração e Apoio ao Deficiente Visual e Auditivo (CIADEVA), apresentaram alguns dos projetos desenvolvidos na cidade. “Mostramos para os participantes que, quando há parceria, vontade política, disponibilidade para aprender e comprometimento, a inclusão acontece efetivamente”, afirmou Márcia.

O secretário de Educação, João Medeiros de Sá Filho, também participou do Congresso. Ele defende a construção de políticas públicas capazes de dar visibilidade aos trabalhos de Inclusão e ressalta que incluir não é apenas colocar estes alunos em salas de aula. “Trabalhamos incessantemente para dar aos educadores, funcionários e alunos, subsídios para que estes alunos de inclusão aprendam e sejam tratados da mesma maneira que os demais”, explica. “Nosso compromisso é assegurar qualidade na educação para todos de Taboão da Serra”, finalizou.

Também participaram do encontro o professor Rafael Lopes Gaspar, que representou a interface com o Ensino Regular, e a supervisora de ensino Vilma Elísio.

CIADEVA

O CIADEVA trabalha para garantir a inclusão qualitativa de alunos com surdez ou deficiência visual. Atualmente, 120 pessoas são atendidas pelo Centro. No local, os alunos cegos aprendem Braille e recebem orientações diversas, inclusive de mobilidade. Já os alunos com deficiência auditiva são alfabetizados com a Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS). O curso também é ofertado aos pais, uma vez por semana.

O Centro ainda oferece apoio às demais escolas da rede que atendem alunos com deficiência auditiva ou visual, oferecendo formação em serviço, complementação e suplementação pedagógica, além de preparar matérias em LIBRAS e Braille. O CIADEVA ainda desenvolve o “Projeto Bilíngue”, que conta com o apoio de intérpretes.

Serviço:

CIADEVA

Avenida Brasil, 1146, Jardim América.
Telefone: (11) 4787-2814

Comentários