Passageiros reclamam de diminuição na frota de ônibus em Taboão, Embu das Artes e Itapecerica

Os moradores de Embu das Artes, Itapecerica da Serra e Taboão que utilizam o transporte intermunicipal reclamam que a quantidade de ônibus nas linhas que atuam nas cidades foram reduzidas. Segundo eles o problema ocorre até nos horários de pico. Os pontos de ônibus ficam lotados sendo necessário esperar o próximo ônibus ou arriscar e ir pendurado na porta. A demora excessiva e a superlotação são os piores transtornos enfrentados pelos usuários.

“Sou usuária da linha 531 (Idemori – Capão Redondo), realmente só tem 03 ônibus na linha e quando quebra algum não tem substituição, se chega fora do horário no final ele sai expresso até o Capão enquanto os passageiros mofam no ponto de ônibus. É a única linha que atende o Jardim Idemori e o Recreio Primavera, os passageiros que estão no Valo Velho no horário de pico tem que tentar se pendurar no ônibus pra chegar em casa. Aos finais de semana e feriado fica pior ainda”, conta uma passageira.

Outra moradora de Itapecerica da Serra contou ao Jornal na Net a indignação de utilizar o transporte intermunicipal, e o ônibus que demorava 8 minutos, agora a espera nos pontos passa de 20 minutos, deixando a população incomodada com a situação.

“Utilizo a linha Jardim das Oliveiras sentido Itapecerica da Serra e a linha Parque Paraíso, sentido Pinheiros diariamente e está um caos! A primeira linha (Jd. das Oliveiras) antes passava no ponto de 8 em 8 minutos, e agora o intervalo é de 20 minutos, é um absurdo isso. A linha do Pinheiros também está demorando bastante e os ônibus vivem lotados. A população está inconformada”, conta a passageira.

Além da falta de ônibus, alguns passageiros estão enfrentando problema da retirada de algumas linhas de circulação. De acordo com informações de usuários do transporte as linhas 164 – Itapecerica à Tiete e também 451 Branca Flor, no horário entre 22h e 23h foram retiradas dificultando o transporte das pessoas que moram nesses bairros.

Os moradores afirmam que bairros mais distantes do centro da cidade são prejudicados, pois o transporte público intermunicipal não chega. “Moro perto do Delfim Verde e é uma falta de respeito para quem mora para esse lado do Mombaça. Sou obrigada a descer no um ponto antes da caixa de água, e pegar outro ônibus (Jardim Julia), lotação. Porque os ônibus não sobem a rua do açougue Rei do Boi e nem chegam no açougue Rei do Boi. Muitas vezes fico no ponto quase 1 hora esperando a lotação Jardim Julia.”, afirma moradora do bairro.

Em Embu das Artes o problema enfrentado é semelhante. “Quero acrescentar que a Miracatiba está retirando as linhas Itapecerica-Tietê (164) e Embu das Artes-Anhangabaú (179) em detrimento da população, não só da que viaja mas como também da classe trabalhadora como eu, que utilizava todos os dias essas linhas, assim como outros trabalhadores. Agora somos obrigados a fazer várias baldeações para ir e voltar, sem o mínimo respeito da companhia, que ao invés de melhorar o serviço acrescentando linhas, retira-as”, afirma moradora de Embu.

Já em Taboão da Serra, segundo informações a situação é semelhante, falta de ônibus são assuntos recorrentes, principalmente nos horários de picos é possível encontrar pontos de ônibus lotados.

Jornal na Net entrou em Viação Miracatiba por telefone que não respondeu sobre as reclamações da população. A empresa EMTU também foi procurada e afirmou que a diminuição da frota se deu pela escala de férias, ou seja, segundo eles, com a demanda menor são retirados veículos da linha, mas no inicio de agosto já é normalizada. Questionados sobre a extinção definitiva de algumas linhas, a empresa não confirmou a informação.

Comentários