Sessão de Itapecerica tem aprovação de projetos e a volta do vereador Cléber Bernardes
A sessão ordinária desta terça-feira, 13, foi marcada pela volta de Cléber Bernardes para sua cadeira na câmara municipal. O vereador retornou ao cargo, ocupado em sua ausência pelo suplente Dr. José Martins, após a mudança de governo e sua saída da secretária de transportes. Foram aprovados na mesma noite o Projeto de Lei que estabelece benefícios para os empreendimentos habitacionais incluindo o Programa Minha Casa Minha Vida e a votação contra ao veto do projeto de lei que aprova a criação do mutirão de saúde na cidade. O prefeito de Erlon Chaves esteve presente na sessão.
Na primeira parte da sessão os vereadores votaram contra o veto de lei sobre a criação do mutirão de saúde. Já o projeto de Lei que estabelece benefícios para os empreendimentos habitacionais incluindo o Programa Minha Casa Minha Vida foi aprovado por 11 votos a 1, sendo rejeitado pelo vereador Antônio Trolesi, que não concordou com a lei.
“O nosso município está 100% protegido por mananciais. Agora nós aprovamos um projeto para comprar um terreno em qualquer lugar para construir Minha Casa Minha Vida? Não existe uma lei especifica para tratar desse assunto”, falou Trolesi que é contra a aprovação do projeto, pois entende que outras pessoas, que não sejam só itapecericanos, podem utilizar o terreno.
Ouve um pequeno desencontro de ideias quando o vereador Ernandes defendeu o projeto da Minha Casa Minha Vida. “Eu parabenizo e peço que todos os vereadores aprovem esse projeto. Eu não vejo que grandes empresários virão para Itapecerica da Serra para tomar proveito disso e sim da população”.
Cléber Bernardes também foi a favor do projeto, assim como o presidente da Casa Cicero Costa e os outros vereadores. “Eu sou a favor a criação das câmaras técnicas para a aprovação dos projetos para terrenos de até 10 mil metros. As atitudes da Cetesb são um atraso para a cidade e isso me deixa muito preocupado de Itapecerica virar uma Carapicuíba”, disse.
Após a discussão do projeto os vereadores falaram na tribuna, utilizando o tempo para as explicações pessoais. O vereador Edicarlos Sangue Bom pediu melhorias nos bairros mais afastados, como Jardim São Marcos, Nissalves, Sampaio, entre outros e destacou o seu compromisso com a cidade.
“Independentemente de qual for a administração, eu estou aqui para pedir para o povo. Eu estou aqui para cobrar, é um dever que eu tenho que fazer e estarei honrando meus 1200 votos”, destacou.
O vereador Hércules da Farmácia falou sobre as indicações enviadas para a prefeitura e destacou o pedido da iluminação pública da Rua que faz divina entre o Jardim Sampaio e a Avenida Eduardo Roberto Daher, que o Jornal na Net havia denunciado com uma reportagem na qual os moradores reclamavam de medo no local. Veja
“Esse é um dos principais acessos do Jardim Sampaio, tanto de entrada como de saída, mas a rua não tem iluminação nenhuma, fica esse breu, não da para ver nada. Peço urgência, pois lá passa estudantes, crianças, senhoras e até por uma questão de segurança”, falou, destacando ainda o seu compromisso, como dos outros 11 vereadores, com o município.
Cléber Bernardes em sua volta a câmara municipal, falou sobre a alegria em retornar e desejou sucesso para o novo prefeito e para a cidade de Itapecerica da Serra. “Eu seria leviano se não desejasse sucesso para essa cidade, pois o compromisso que tenho com a minha cidade é ímpar”, disse Cléber, complementando.
“Muito me assusta que na cidade pessoas passem para o lado pessoal, porque isso não é democracia. Todos os doze vereadores que estão aqui é porque foram eleitos, travaremos sempre um embate democrático e livre”, destacou o vereador
O vereador ressaltou também a felicidade em ouvir alguns nomes dos novos secretários, como a de cultura Kátia Trindade que tem, segundo ele, a “cultura correndo nas veias”. Cléber foi enfático em pedir que os problemas políticos não sejam levados para o lado pessoal, além de agradecer pelo o tempo que ficou na secretária de transportes.
Gerson Lazarin subiu à tribuna para falar sobre o desfile e agradecer a presença dos moradores e crianças da rede municipal e destacar a presença do prefeito Erlon na câmara municipal e a importância para a sessão. O vereador aproveitou para fazer uma crítica sobre a ideia de aumentar o salário de vereadores e secretários.
“Não gostaria de ouvir da boca de ninguém que secretário ou vereador ganha pouco, porque quem ganha pouco é enfermeiro, professor, frente de trabalho. O que está faltando nessa cidade é compromisso, não é dinheiro nenhum”, disse Gerson.
“A gente também pode cobrar sim, desde o segundo dia, não tem que ficar amaciando não. No segundo dia o pau tá comendo, quando a criança nasce ninguém espera 15 dias para cuidar da criança não, ela tem que ser cuidada desde quando nasceu”, finalizou Gerson Lazarin.
No fim da sessão o presidente da câmara agradeceu a presença de todos e aproveitou para fazer um alerta para o prefeito sobre práticas que vêm ocorrendo na demissão de funcionários nomeados.
“A pessoa que está responsável para fazer essas demissões está usando de um poder que tenho certeza que não veio do prefeito”, Cicero destacou o perigo da prefeitura receber um processo por injúria ou calúnia, por esse tipo de tratamento.
O presidente agradeceu a presença do prefeito Erlon Chaves e explicou que ele não poderia falar na sessão devido a normas da Casa e que depois iriam sentar para que fosse formalizado o pedido da palavra com antecedência.