Conseg Monte Alegre realiza festa e faz premiações em Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 11/05/2014

O Conselho Comunitário de Segurança do Jardim Monte Alegre (Conseg Monte Alegre) promoveu uma grande festa na sexta-feira, 9, no Cemur, para realizar as entregas dos títulos de Reconhecimento Comunitário, às autoridades de segurança, e Amigos do Conseg,  para pessoas físicas e jurídicas que de alguma forma contribuem com a segurança do município. A presença de autoridades das polícias civil e militar, entre elas o delegado Gilson Leite Campinas, a delegada da Mulher,  Aparecida Alves da Silva, do Tenente Coronel da PM, Maurici Acrani,  do vice-prefeito, Laércio Lopes, do secretário de Segurança, Gerson Brito, do juiz de Taboão da Serra, Guilherme Lamas e da promotora de Justiça, Gabriela Mansur, marcaram a festa que teve tom de despedida para a presidente do Conseg, Maria Aparecida Borghi, a Cida Borghi, que deixou a presidência da entidade depois de cinco anos de atuação. Veja as fotos da premiação aqui.

Como que sem conseguir conter o grito sufocado na garganta nos últimos cinco anos Cida Borghi fez um discurso firme. Criticou a inércia dos poderes, destacou a falta de investimento e infraestrutura que acabam impedindo o trabalho das equipes que atuam na área de segurança, citou a subnotificação dos crimes por conta da demora no registro de Boletins de Ocorrência. Cobrou investimentos em viaturas, equipamentos, iluminação pública e sensibilizou os presentes ao anunciar o afastamento da diretoria da entidade motivada por razões pessoais. O vice-presidente do Conseg,  Ari Maia, vai assumir a presidência da entidade.

“Ao longo desses anos a frente do Conseg posso afirmar que nossas autoridades policiais não estão acompanhamento o crescimento dos crimes de braços cruzados. Pelo contrário, estão trabalhando duro e fazendo milagres com as poucas ferramentas que possuem, efetivos deficientes, viaturas fora de circulação e falta de materiais como impressora e até papel”, pontuou Cida Borghi.

Ela lamentou a ausência dos vereadores nas reuniões mensais do Conseg. Citou que apenas o vereador Cido da Yarfarma participa ativamente das atividades mensais. Avaliou que a ausência do legislativo municipal dificulta o atendimento das demandas apresentadas pela população no Conseg. “Uma andorinha só não faz verão”, disse.

Emocionada Cida Borghi declarou que deixa o cargo com a sensação de dever cumprido. Como legado ela destacou a parceria com a polícias civil e militar que resultaram em várias conquistas muitas vezes nem tornadas públicas. “Me senti impotente muitas vezes, porque não dependia de mim”, admitiu.

O juiz de Taboão da Serra, Guilherme Alves Lamas, elogiou a participação popular na reunião festiva do Conseg. Ele disse que apesar de manter o distanciamento que a imparcialidade do cargo impõe acompanha as notícias veiculadas na imprensa local a fim de poder dar as respostas que a sociedade requer.

“Ver esse auditório cheio mostra qual é o propósito do Conseg. Evidencia que a população da cidade está disposta a discutir a violência que atinge a todos nós. É importante que a população perceba a importância desse momento, que cobre mesmo. O juiz tem que trabalhar, fica fechado no gabinete, mas tem que ter a humildade de ouvir. Acompanho as notícias dos órgãos imprensa locais para ver o que está acontecendo e dar uma resposta a sociedade, dentro da lei e respeitando a minha função”, afirmou o magistrado.

O secretário de segurança de Taboão da Serra, Gerson Brito, afirmou que a parceria entre a Guarda Civil Municipal e as policias Civil e Militar está ajudando a melhorar se segurança em Taboão. Ele citou a importância de leis como a do silêncio e a que proíbe os pancadões e reclamou que as leis federais não dão respaldo aos anseios da população.

O capitão Joel Rocha, palestrante da noite, afirmou que existem 600 Consegs atuando em São Paulo. Ele citou que os conselhos funcionam no estado há 29 anos e se tornaram ferramenta estratégica essencial para garantir a segurança pública. A palestra dele defendeu a importância da participação comunitária tanto na segurança quanto na convivência social. Alertou para o risco das drogas e a sua relação direta com a insegurança.

“A polícia serve como um muro diante da sociedade. Mas existem algumas etapas que devem ser observadas antes disso. Um jovem, por exemplo, encontra no seio familiar princípios, valores, direitos e deveres, bloqueios sociais. Depois vem a escola, igreja e outros espaços. A polícia só atua quando todos esses espaços anteriores falham”, alertou. “Nós juntos somos mais fortes do que qualquer um de nós separados”, completou.

Entre os agraciados com o título Amigos do Conseg esteve a jornalista Sandra Pereira, editora do Jornal na Net

Veja abaixo a relação completa dos agraciados:

Laércio Lopes – Vice prefeito

Guilherme Alves Lamas - Juiz

Gabriela Prado Mansur – Promotora

Acácio Luiz – presidente da OAB Taboão da Serra

Osvaldo Custódio Filho – Ex- 1º Secretário do Conseg Monte Alegre

Elson Alessandro Sayao – Delegado Seccional de Taboão da Serra

Aparecida Alves da Silva – Delegada da Mulher

Marcos Pegoraro – Investigador de Polícia

Michele Silva de Santana – Escrivã de Polícia

Benedito Borghi

Capitão PM Antônio Carlos de Moraes

Capitão PM José Thomaz Costa Júnior

Sargento PM Francisco Pereira Lima

Soldado PM Eurípedes Vieira Gama Júnior

Soldado PM Antônio Vitorino Pereira
Soldado PM Luiz Alberto da Silva Neto
Soldado PM Lcas Charles Santana Santos 

Soldado PM João Ricardo Ferreira Barbosa 

Soldado PM Gustavo da Silva 

Doutor Gerson Pereira Brinto 

GCM inspetor Miguel Bittencourt 

GCM Classe Distinta Sandro da Silva Leo 

GCM 2ª Classe Marcelo Emílio de Almeida 

GCM 2ª Classe Reginaldo Santana de Souza 

GCM 2ª Classe Marcelo Blanco 

GCM 2ª Classe José Edvan Andrade da Silva 

GCM 2ª Classe Michelle Alvez Vieira 

José Ferreira Dias Júnior 

Maria do carmo dias

Maria do Céu 

José Ferreira Dias

Doutor Arthur Alexandre 

Franciele Caldas 

Ronaldo Dias 

Douglas Bochete 

Rose Santana

Donizete 

Comentários