Leoa Helga será levada para santuário em Jundiaí na próxima semana

Por Sandra Pereira | 8/05/2014

A leoa Helga deverá ser transferida do zoológico municipal do Parque das Hortênsias para o santuário da Mata Ciliar, em Judiaí,  na próxima semana. A felina se adaptou a caixa de transferência instalada no seu recinto no dia 26 de março deste ano. No começo havia dúvidas de que o animal iria se adaptar ao equipamento – relembre aqui

Helga será levada para a instituição dentro da caixa num caminhão. E deverá retornar a Taboão da Serra após a reforma do seu recinto no Parque das Hortênsias.

“A Helga se adaptou a caixa de transferência. Agora ela se alimenta nela. Passeia. Faz tudo. Vamos preparar a transferência dela para a próxima semana”, relatou o secretário de Cultura e vice-prefeito de Taboão da Serra, Laércio Lopes.

Helga é a maior habitante do zoo municipal de Taboão. Ela é a “estrela” do zoológico municipal. Quem visita o local se encanta quando passa na jaula da leoa, especialmente nos momentos em que ela desfila pelo seu recinto.

A leoa deve permanecer no santuário da Mata Ciliar somente durante o período de reforma do seu recinto no zoológico de Taboão, em seguida a felina será trazida para casa. A veterinária doutora em Ciência Animal e coordenadora de Fauna da Ong Mata Ciliar, Cristina Harumi Adania, acredita que o retorno da felina para o seu recinto em Taboão da Serra é a melhor opção para ela. A especialista disse que a leoa está em boas condições no zoológico da cidade.

“A leoa está ótima. Estou com dó de tirar ela daqui. Os animais silvestres têm fobia ao novo. Eles se estressam. Não posso negar que não há riscos na transferência já que se trata de um animal com 200 quilos. Claro que nós estamos tomando todos os cuidados, mas poderá haver necessidade de utilizar sedativos”, assinalou. “Apesar dela estar muito bem aqui nós vamos recebê-la durante o período de reforma do zoológico. O recinto dela mesmo não sendo ruim precisa de modificações. Enquanto isso ela fica com a gente na Mata Ciliar”, completou.

Comentários