Taboão da Serra elege 2014 como o ano da Matemática

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 7/02/2014

Este ano será de desafios para alunos e educadores de Taboão da Serra. A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia elegeu 2014 como o Ano da Matemática nas escolas municipais. A ideia é capacitar os educadores para o ensino da matemática e instigar os alunos a descobrir um “novo mundo” por trás dos números. 

Segundo o secretário de Educação, João Medeiros, o ensino da disciplina será o norte dos trabalhos da pasta. “Pesquisas na área de Educação mostram que os alunos só aprendem matemática se forem ensinados e para isso é preciso que os professores estejam preparados” – disse. “Neste sentido, os professores passarão por formações e implantaremos projetos cujo foco é o aprendizado da matemática” – completa.

Dentre os programas que serão desenvolvidos então Matemática Descomplicada, que pretende tornar a disciplina em algo prático e atrativo aos alunos, Khan Academy, que oferece através de vídeos educativos possibilidades de melhorar o desempenho dos alunos em matemática, e o Programa Mente Inovadora (Mind Lab), que pretende desenvolver habilidades para a vida e fazer com que os alunos pensem de forma criativa, através de jogos de raciocínio, adequados a cada faixa etária. Este último será realizado, inicialmente, nas EMEFs Ana Mafalda e Terezinha Volpato.

As diretrizes para o ano letivo foram apresentadas aos diretores das escolas na última quinta-feira, 30 de janeiro, durante a reunião e Café Temático. Esta semana educadores, assistentes de desenvolvimento escolar e infantil, auxiliares de classe e equipe gestora participaram de formações que foram desde a chamada Educação 3.0, na era digital a até oficina de contação de histórias com a Professora Raquel Barcha, a Sherazade, do extinto programa da TV Cultura X-Tudo. Na segunda-feira, 3,  no Cemur, além da capacitação, os participantes puderam acompanhar o show “Giranderas”, do grupo Clarianas. 

Comentários