Defesa Civil está de prontidão no período de chuvas

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 20/01/2014

O período de chuvas é também o momento em que a Defesa Civil mais trabalha durante o ano. São diversos atendimentos na prevenção e atendimento a riscos e desastres. Evitar que situações de risco ocorram é um dos principais trabalhos das equipes.

O Governo da Cidade de Embu das Artes, através da Defesa Civil, ligada a Secretaria de Serviços Urbanos coloca em prática o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), de janeiro a março. A medida visa minimizar os problemas das regiões que ainda não foram contempladas pelos programas de habitação, urbanização e infraestrutura.

Como toda a Grande São Paulo, a cidade sofre com enchentes e deslizamentos de terra. É importante seguir as orientações que são dadas nos dias de chuva: verificar rachaduras no imóvel e desníveis no entorno da casa, desligar equipamentos elétricos da tomada, fechar os registros de água e gás. Durante as chuvas, deve-se ficar fora do contato com a água e andar calçado. Depois das chuvas é importante não se arriscar em locais alagados, não consumir água de poços e fontes e não utilizar alimentos que estiveram em contato com a água.

Segundo o agente de Defesa Civil, Manoel Alves Passos, as equipes já estão trabalhando a todo o vapor. “Desde dezembro as equipes estão nas ruas ajudando a população. No noite de Natal, choveu 47 milímetros (dentro do índice pluviométrico), o que é muito, e tivemos bastante trabalho com remoção de famílias e identificação de áreas de risco, mas acabou bem. Estamos de prontidão. “

Segundo o agente, a Defesa Civil de Embu das Artes conta com cinco pessoas fixas, entre elas o secretário de Serviços Urbanos Clóvis Cabral e o engenheiro civil Alexandre de Almeida, morador de Itatuba. “Mas quando a situação pede, temos um grupo de servidores que prestam esse serviço voluntário, mas também conseguimos, 20, 30, 40, quantas pessoas forem necessárias”, disse seu Manoel.

Em caso de emergência, ligue:

Defesa Civil: 4785-1270

Guarda Civil Municipal:153

Bombeiros: 193

Ambulância/SAMU: 192

Comentários