GCM de Taboão da Serra recebe mais 37 agentes e já soma 202 homens

Por Sandra Pereira | 1/12/2013

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Taboão da Serra fez festa para receber os 37 formados que ingressaram na corporação na última sexta-feira, 29, durante solenidade concorrida no ginásio de Esportes, do Jardim Maria Helena. As autoridades presentes evidenciaram o carinho com a guarda criada inicialmente para preservar o patrimônio público municipal, mas que ganha a cada dia papel relevante na atuação em segurança pública. Em vários momentos da solenidade de formatura a emoção tomou os participantes. Formandos e familiares não conseguiam esconder o orgulho. Veja fotos aqui.

Com a incorporação dos 37 novos GCMs a guarda passa a contar com 202 agentes e desponta como a maior corporação entre os municípios da região. Os novos agentes ingressam com vencimentos de R$ 1.500,00 mais 30% relativos ao auxílio periculosidade. A meta da prefeitura de Taboão é realizar novo concurso para que a guarda chegue ao efetivo de 300 homens. Nos próximos dias a cidade vai inaugurar o centro de monitoramento inicialmente com 28 câmeras de segurança, até chegar a 80. O investimento será feito com recursos próprios.  

O prefeito Fernando Fernandes não poupou elogios  a corporação que ele ajudou a criar no período em que foi vice-prefeito da cidade. Lembrou dificuldades históricas e a crise enfrentada pela GCM no final da administração passada. A deputada Analice Fernandes enfatizou a dedicação dos membros da GCM e elogiou a atuação do secretário Gerson Brito. O secretário Gerson Brito enumerou conquistas recentes e a retomada do funcionamento da  central de monitoramento. 

 “Estou emocionado de estar aqui hoje. Em 1990 ajudei a criar a guarda. Hoje ela exerce um papel essencial é reconhecida pela população pelo trabalho árduo ao longo dos anos. Aqui nos temos pais e mães que se arriscam pela população da nossa cidade”, admitiu o prefeito. 

A deputada Analice Fernandes  afirmou que a atuação da GCM nas ruas mostra-se fundamental para garantir a segurança na cidade. Para ela o apoio e o respeito da população com a GCM demonstra a importância da atuação da corporação. “Vocês são responsáveis pelo bem estar da nossa população. Orgulhem-se da farda que vocês vão vestir”, disse.   

A deputada admitiu que não é fácil assumir a secretaria de Segurança Pública, e destacou que o Dr. Gerson Brito tem cumprido a tarefa com garra, determinação, coragem e ousadia. “Ele assumiu o cargo e o desafio de resgatar a autoestima da GCM e lutando por melhorias nas condições de trabalho”, disse a deputada Analice Fernandes. 

O presidente da Câmara Municipal, vereador Eduardo Nóbrega, desejou sorte aos novos GCMs e disse que os mesmos devem se orgulhar e fazer por merecer a farda que passam a utilizar. 

“A população de Taboão respeita a guarda. Desejo que cada um de vocês honre a farda que vão usar”, declarou.  

Para o secretário Gerson Brito o ingresso de mais 37 guardas na GCM marca o início de um novo ciclo na segurança pública da cidade. 

Comentários