Desfile Cívico de Taboão resgata em grande estilo pentacampeonato do Brasil na Copa
As cores da bandeira do Brasil (verde, amarelo, azul e branco) e os craques das Copas do Mundo, as quais o país sagrou-se campeão tomaram a avenida Fernando Fernandes durante toda a manhã deste sábado, dia 7 de setembro. Cerca de 10 mil moradores prestigiaram a retomada em grande estilo, após quatro anos, do Desfile Cívico em comemoração ao Dia da Independência. Lantejoulas, bandeiras do país, bexigas e muita alegria marcaram a homenagem e, ainda emocionaram a todos os presentes. Veja fotos do desfile aqui.
Alunos de 75 escolas juntamente com os PAC’s (Programa de Assistência à Criança), professores e fanfarras participaram do Desfile. Eles foram responsáveis por resgatar a história dos anos em que o país consagrou-se campeão, além disso, contar um pouco da cultura dos países sedes dos jogos, como a Suécia, Chile, México, Estados Unidos e Japão nos anos de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002, respectivamente. O piloto Ayrton Senna também foi homenageado com gritos em seu nome e também por meio da frase expressa em uma faixa: “Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar”.
Entre os craques homenageados da seleção Brasileira estavam Bebeto, Romário, Pelé e Zico. Eles apareceram em diversas fotos em momentos históricos no futebol do país. O desfile também contou com o incentivo ao Brasil para ser Hexacampeão na Copa do ano que vem, a qual o país será sede, desfiles de secretarias municipais e segurança pública (guardas municipais, polícia militar, além da Defesa Civil), artistas da banda Marcial, meninas do Bailado e encerrou com a passagem dos integrantes da banda Racional Universo em Desencanto.
O prefeito Fernando Fernandes disse que percebeu a população participativa, vibrante e feliz com a retomada do Desfile. “Estamos resgatando um pouquinho da nossa história. Porque esse desfile era tradicional na cidade e não sei por que deixou de acontecer nestes últimos quatro anos”, observou. Fernandes comentou também sobre as ajudas das empresas privadas, como a Caixa Econômica Federal, a principal patrocinadora do desfile e das locais com doações às escolas.
Ele chegou a mostrar interesse na realização do Carnaval também na avenida, disse que irá se reunir com as secretarias responsáveis pelo evento, como a de Cultura para que tenha o desfile carnavalesco na cidade. “Eu gosto das expressões culturais que vem do povo, então acredito que a gente vai ter sim. Vamos fazer o possível dentro das nossas limitações orçamentárias”, explicou.
O prefeito ainda comentou sobre a construção do Centro de Eventos, onde seria o Centro Olímpico “com objetivo de garantir um espaço adequado, propício e que garanta conforto aos moradores para trazer de volta as festas tradicionais da cidade, como as quermesses, peão de boiadeiro”, afirmou. Segundo ele, o governador Geraldo Alckmin estará na cidade na semana que vem ocasião que irá cobrá-lo [sobre a construção do centro], uma vez que tem um pedido de financiamento com o Estado de R$ 10 milhões destinados à construção.
De acordo com o secretário de Educação, João Medeiros os trabalhos para o Desfile começaram no mês de abril entre as secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Comunicação. Ele destacou como novidade no Desfile o patrocínio da Caixa Econômica Federal no valor de R$ 35 mil. Medeiros afirmou que por volta de 5 mil pessoas desfilaram pela avenida e que a cidade conta com 53 escolas municipais, entre elas Pica-pau amarelo, Pixuquinha, São Judas Tadeu, Jorge Amado e outras.
“Os alunos e o público estavam felizes. A história foi bem contada, acredito que tenha tido um resultado interessante. A escola precisa ter esse vínculo com a comunidade. Nós vamos continuar com esse trabalho, reconstruindo essa história com dois concursos, um sobre a Copa do Mundo na educação infantil e o outro de produção de gêneros textuais, poesia, crônica, texto jornalístico também sobre a Copa”, disse. Ele afirmou pretender lançar um livro com todas as produções dos alunos, “porque é muito bacana estimular a molecada a desenhas, pintar. Não vai morrer na avenida não”, frisou.
Além do prefeito e secretário, o desfile contou com a presença do vice-prefeito Laércio Lopes, deputada e primeira dama, Analice Fernandes e vereadores Cido, Marcos Paulo, Joice Silva, Érica Franquini, Eduardo Nóbrega, André Egydio, Carlinhos do Leme e Ronaldo Onishi. Outros secretários municipais como o de Esporte, Fábio Fernandes, Comunicação, Daniel Borges e de Saúde, Raquel Zaicaner.