Onda de frio mobiliza voluntários para doações de agasalhos em Taboão da Serra

A onda de frio prevista ao longo desta quinta e sexta-feira deixa em evidência os moradores de rua das cidades da região. Sem roupas de frio, cobertores e um lugar quente para dormir, eles procuram uma alternativa para se aquecerem, ou pelo menos minimizar o frio intenso. Com intuito de ajudar ao próximo, jovens se mobilizam para arrecadarem agasalhos, peças de roupas, calçados e cobertores na cidade de Taboão da Serra.

A primeira iniciativa parte da Ong Sementes do Amanhã. Que pretende amenizar o frio de 150 famílias carentes da comunidade Cidade de Deus e Novo Record no dia 31 de agosto com entrega de roupas, agasalhos e cobertores. As doações acontecem até esta sexta-feira (16) no posto de arrecadação na rua: Alfredo Schultz, 103 – Vila Iasi. Além disso, garantir uma alimentação para essas famílias com feijoada, a partir das 12h na Avenida Jorge Rodrigues Pascoaline, praça do Novo Record. Maiores informações com Diego, (11) 4137 5369.

Outra iniciativa que garante a participação de qualquer pessoa carente acontece na praça Nicola Vivilechio, com o Varal Solidário. Lá, os moradores que não podem pagar por agasalhos passam, experimentam as peças, “recolhem” e já saem vestidas de lá, ou levam a peça.

O grupo “Coletivo Ideia Nossa”, responsável por montar o varal quer incentivar também o desapego dos bens materiais, “o varal numa parte visível da cidade estimula as pessoas a se desapegarem daquilo que não precisam mais. A ideia é fazer do varal algo que a população participe e mantenha funcionando”, contou um dos organizadores Jonas Carlos.

O varal ficará montado na praça por tempo indeterminado, porém nesta quinta não mais. De acordo com Jonas, na manhã da última quarta, o varal foi retirado, porém na sexta, às 20h o coletivo irá refazer o varal e colocar mais peças nele. 

Outros voluntários pretendem entregar agasalhos no sábado à noite. A ideia do grupo é sair do bairro Intercap, parar cerca de meia hora na praça Nicola Vivilechio, no centro de Taboão e partir para o centro de São Paulo.

A Ong Teto, por sua vez reúne voluntários para construções de casas emergenciais para famílias que vivem em área de risco. A coleta para construções neste ano acontece entre os dias 23 e 24 deste mês, quando os voluntários vão para as ruas pedir doações para bancar essas construções. 

O CGE prevê frio ao longo desta quinta. A temperatura máxima não deve ultrapassar os 14°C durante todo o dia. Na sexta-feira (16), o tempo volta a ficar mais firme, porém o frio persiste, segundo a previsão do CGE. O dia começa com céu nublado e aos poucos o sol deve predominar. A temperatura mínima fica por volta dos 9°C e a máxima sobe discretamente, em torno dos 17°C.

Comentários