Reunião preparatória para a III Conferência de Promoção da Igualdade Racial reúne entidades em Embu das Artes
Representantes das entidades do movimento negro, ciganos, das comunidades tradicionais e povos do terreiro com atuação em Embu das Artes participaram da reunião preparatória para a 3ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que aborda o tema: “Democracia e Desenvolvimento por um Brasil Afirmativo”, realizada na manhã desta quinta-feira (13) no Centro Cultural Mestre Assis. O evento foi promovido por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional e contou com cerca de 20 pessoas.
Na ocasião ficou decidido que nove entidades representarão à comissão organizadora da III Conferência Municipal, prevista para acontecer dia 20 de julho, no Complexo Valdelice. Os nomes dos representantes das entidades: Circuito Palmarino, Teatro Popular Solano Trindade, Afucea, Cine Club, Acord, Zumaluma, Associação dos Capoeiristas, Crisálidas e Cenarab serão definidos na próxima reunião dia 20 deste mês, às 10h, na sede do Cineclub.
Mais nove secretarias da prefeitura também irão compor a comissão, entre elas estão a de Educação, Cultura, Assistência Social e Comunicação. Todas as demais entidades podem participar das reuniões e da conferência, mas não terão direito a voto – como os representantes que compõem as comissões -, só a fala.
Para a representante da Ong Cenarab, Maria Rita a conferência deste ano será interessante porque a SEPPIR (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) tem como meta discutir o continente africano “a injustiça com os povos tradicionais de matriz africana, que acabaram ficando para trás”, afirmou. Os indígenas prometem ser o entrave dessa conferência, de acordo com ela, uma vez que estarão na agenda da Conferência do Estado, mas não na Nacional. Isso porque teriam “exigido um órgão do governo só para eles”, observou.
A expectativa dos representantes das entidades é grande para a Conferência. Eles não se furtam de participar tanto das comissões, quanto como somente “voz”, sem direito de voto. Na reunião, ficou encaminhado também que a etapa Regional acontece dia 03 de agosto, já a Nacional de 05 a 07 de Novembro. As entidades também deliberaram os telefones e e-mails de cada uma para um contato direto de todas as decisões tomadas em reuniões à responsável pelos encontros Marisa Araújo Silva, assessora do setor de Desigualdade Racial da secretaria de Assistência Social.
A etapa municipal da Conferência reafirma o compromisso governamental e da sociedade civil com as políticas de enfretamento ao racismo, além de promover reflexões e diálogos.