Concerto Inaugural da Escola de Música emociona público em Taboão

Por Sandra Pereira | 5/05/2013

O Concerto Inaugural da Escola Municipal de Música de Taboão da Serra encantou o público que esteve no Cemur neste domingo, 5. Logo no início da apresentação os participantes foram sendo conduzidos por melodias suaves, tiradas com esmero dos instrumentos poucos comuns em apresentações públicas. Os músicos embalaram a plateia num estado misto entre surpresa e emoção. A qualidade das apresentações fez o Cemur mergulhar numa paz e calmaria capazes de despertar inveja em renomados intérpretes de música clássica. Veja mais fotos aqui.

Depois de emocionar e encantar o público no Cemur o maestro Edison Ferreira do Nascimento, organizador do concerto, quer levar música clássica para todos os cantos da cidade, descobrindo e revelando talentos na área como tem feito ao longo de 17 anos de trabalho. Nesse período o maestro lapidou e revelou ao mundo músicos de talento que ocupam espaço em orquestras renomadas.

“Esse concerto mostra o nosso esforço de levar à população cultura de qualidade. Estou emocionado de voltar a esse palco depois de 8 anos e quero agradecer ao secretário de cultura Ali Sati, pela oportunidade, e ao prefeito Fernando Fernandes, que desde o princípio acreditou no nosso sonho de levar música de qualidade e incentivar os jovens talentos”, disse o maestro Edison Ferreira.

O auge do concerto no Cemur foi a mostra compacta  do musical Jesus Cristo Superstar, com a participação de mais de 100 jovens atores e cantores, que demonstraram profissionalismo e seriedade durante o espetáculo predendo totalmente a atenção do público do começo ao final. Quando as luzes se acenderam quem estava assistindo o espetáculo parecia ter despertado da viagem que começou horas antes com a apresentação denominada de Camerata de Cordas, onde os músicos Douglas Araújo, Renato Pereira, Willian Silva, Murilo Frias e Roberta Regina preparam o “terreno” para os colegas continuarem o encantamento da plateia. 

Também foi assim que aconteceu durante a apresentação solo de violão do músico Guilherme Faquetti e na performance do  Quinteto de Metais composto por Leandro Lima, Rafael Dias, Rafael de Paula, Roberto Sales e José Renato. Cesar Petená e a sua Viola Caipira embalaram a platéia já preparando o deleite que viria em seguida com os músicos Willian Edson e Renato Pereira munidos com violão e violino. Quem encerrou a primeira parte da apresentação, em grande estilo, foi a professora Roberta Regina e seu violoncelo. De tanta intimidade com o instrumento ela parece ter sido feita para encaixar entre as suas curvas.
essa2
O ponto alto da manhã de cultura no Cemur foi a mostra compacta de Jesus Cristo Superstar, de Andrrew Lloyd Webber e Tim Rice. A montagem foi inspirada na música original reunindo jovens atores e cantores do teatro Livre Abigail Wímer, uma banda de rock e a orquestra sinfônica Músicos do Futuro. A parceria deu tão certo que no final da apresentação o público aplaudiu os artistas de pé, como ocorre nas grandes montagens profissionais.

 Jesus Cristo Superstar mostra os sete últimos dias de Jesus na Terra (terminando na crucificação, mas sem contar a ressureição) sob a visão atormentada de Judas Iscariotes. É uma mistura de passado e presente, pois os soldados romanos usam metralhadora e perseguem um Cristo hippie. 

Os vereadores Cido e Ronaldo Onishi, além do secretário de Cultura Ali Sati e  a de saúde Raquel Zaicaner assistiram ao espetáculo contagiados pelo clima que tomou conta do Cemur. Nem mesmo o calor intenso que já é característica do local tirou o brilho da apresentação que agora deve ser levada a outros pontos da cidade, segundo o maestro Edison Ferreira.

“Queremos invadir a periferia levando cultura e qualidade de vida a todos que não podem estar aqui”, antecipou.


Comentários