Equipe da Autarquia Saúde – IS participa de capacitação sobre câncer bucal

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 27/04/2010

A Equipe de Saúde Bucal da Autarquia de Saúde – IS participou, no último dia 22 de abril, de uma capacitação sobre Câncer Bucal. Cerca de 40 profissionais participaram do evento realizado no Complexo Administrativo Norberto José da Costa.

A coordenadora de saúde bucal, Dr. Luciana Kagohara, ministrou uma palestra com o intuito de reciclar os profissionais e lembrar as principais causas do câncer bucal, doença que está entre as principais causas de óbito por neoplasia e tem campanha de prevenção nas Unidades Básicas de Saúde.

Durante a palestra, Dr. Luciana apresentou uma estatística em que o câncer bucal aparece em 5º lugar entre os cânceres masculinos e o 8º lugar referente aos femininos. Entre os principais fatores de risco estão os fumantes e fumantes passivos, álcool e excesso de exposição ao sol. Se diagnosticado precocemente, o câncer bucal tem cura. O auto-exame também pode ser realizado notando qualquer anormalidade como feridas persistentes há mais de 20 dias.

Palestra no Pq Paraíso

Na sexta-feira, 23, a Campanha contra o Câncer Bucal teve outra ação. A Equipe de Saúde Bucal, acompanhada pela Dr. Eliana Tikami, realizou uma palestra voltada para a 3º Idade, na Unidade Básica de Saúde do Parque Paraíso. Cerca de 30 pessoas participaram da palestra, onde foram apresentadas as causas do Câncer Bucal e formas de prevenção.

Dr. Eliana lembrou que o Câncer Bucal é mais propicio a partir dos 60 anos, por isso é de grande importância a palestra atingir o público da 3º Idade. Durante o evento, a Equipe de Saúde Bucal sanou as dúvidas dos presentes; ao final da palestra houve uma breve aula de como se prevenir, realizando a higienização correta de próteses dentárias, dentaduras e dentes, além de lembrar a importância do auto-exame para um diagnostico precoce. Todos receberam um kit para higiene bucal.

Comentários