Alunos do EJA participam de evento cultural em Itapecerica

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 8/10/2012

No dia 27 de setembro, reuniram-se na Escola Municipal Izaltina todos os alunos do programa Educação de Jovens e Adultos – EJA para assistir uma programação cultural de Valdeck de Garanhuns, intitulada “O Teatro de Mamulengo”.

O EJA possui cursos regulares de Educação de Jovens e Adultos que vão de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, visando dar oportunidade àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudo na idade própria, organizado em dois termos: Termo I – equivalente a 1ª e 2ª série do Ensino Fundamental, Termo II – equivalente a 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental.

O projeto é realizado pela Secretaria Municiapal de Educação de Itapecerica da Serra e faz parte do FUNDEB, usufruindo de todos os direitos garantindos por Lei, como material escolar, transporte público e gratuito, merenda escolar e professores concursados.

“Este evento foi proporcionado pela Secretaria de Educação, através da Secretária Professora Soráia Regina Ribeiro, envolvendo o Departamento Administrativo, Departamento de Apoio Pedagógico, além da Divisão de Educação de Jovens e Adultos, ao qual agradecemos a todos pela colaboração e pelo carinho dados aos nossos alunos, pois os educandos ficaram muito felizes e satisfeitos com o evento, questionando quando será o próximo evento cultural”, conta a Diretora do EJA, Noemia Weishaupt de Godoy S. Lima.

Para o prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, “o EJA é de suma importância pois proporciona formação àquelas pessoas que não ainda tiveram a oportunidade de frequentar uma sala de aula na idade apropriada”.

O EJA

Programa regulamentado pelo artigo 37 da Lei Federal nº 9.394/96 e Lei Municipal nº 1.120/99 tem como objetivos: Reduzir a taxa de analfabetismo do município; suprir a escolarização de jovens e adultos; instrumentalizar todos aqueles que pleiteiam acesso à escolarização, complementando a função social da Escola, oferecendo oportunidades educacionais apropriadas, considerando as características dos alunos e assegurar a continuidade de cursos que exigem nível de escolaridade.

Neste ano de 2012, o EJA atendeu no 1º semestre 304 alunos e no 2º semestre 248 alunos, distribuídos em 36 turmas de 1ª a 4ª série, nas seguintes escolas: EM Acácia (Jardim das Oliveiras), EM Araucária (Jardim Branca Flor), EM Azaléia (Jardim Santa Julia), EM Padre Belchior de Pontes (Centro), EM Profº Edward Rodrigues de Oliveira (Jardim Montesano), EM Emiliano Ferreira Domingues (Parque Paraíso), EM Profª Luiza Motoyoshi (Jardim Cinira), EM Sempre Viva (Jardim Jacira) e EM Profº Antonio Manoel Pedroso de Castro (Jardim Marilu).

As matrículas na Educação de Jovens e Adultos do Ciclo I do Ensino Fundamental processam-se no período que antecede o início das atividades escolares, conforme o calendário escolar.
As matrículas poderão ser realizadas nas escolas acima mencionadas de acordo com o lugar de residência do aluno ou na Divisão de Educação de Jovens e Adultos na Secretaria Municipal de Educação. No ato da matrícula, o aluno deverá apresentar: Certidão de casamento ou nascimento; Cédula de Identidade e Comprovante de Residência.

Comentários