Jeep na Trilha fortalece turismo de aventura em Itapecerica

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 30/05/2012

Comemorando o mês de aniversário de Itapecerica da Serra, a Secretaria Municipal de Turismo, com apoio dos Jipeiros da Serra, realizou no último dia 26 de maio o “Jeep na Trilha 2012”, evento que faz parte do roteiro turístico de aventura e do calendário oficial do município.

“Estamos aqui desde 2005 fazendo este trabalho com os jipeiros, e eu acredito que cada dia mais este trabalho está ficando melhor. Já existe um clube oficial de jipeiros na cidade e a prefeitura sempre tem dado apoio; a tendência é engrandecer o evento”, disse o secretário municipal de Turismo, Marcio Rampini.

Com concentração às 8h no Largo da Matriz e largada às 10h, os jipeiros já encontravam um obstáculo bem na saída: toras de madeiras amarradas com correntes foram colocadas propositalmente para mostrar a adrenalina bem no início do passeio.

“Hoje são cem jipes mais ou menos, cada um com duas ou três pessoas. São cerca de 300 pessoas portanto prestigiando o comércio e conhecendo a parte turística da cidade, principalmente a parte ecológica. É um passeio que começa três meses atrás com o levantamento de estradas e trilhas; vemos o grau de perigo ou não, e tudo é feito com o maior prazer”, disse “Mineiro”, conhecido participante e apoiador na organização do evento.

Cerca de 50 km de percurso entre trilhas médias e pesadas, vários atoleiros e muita lama foram encarados por cerca de 120 jipes participantes, reunindo mais de 300 pessoas entre jipeiros e familiares.

O evento reuniu participantes e turistas das cidades de Americana, Jundiaí, São Bernardo do Campo, São Caetano, Cotia, São Lourenço da Serra, Embu das Artes, Embu Guaçu, Ourinhos e vários de bairros da cidade de São Paulo, além dos itapecericanos.

"Este ano nós superamos o número de participantes. Nossa equipe de apoio estava pronta para ajudar e não deixamos ninguém para trás; estamos muito felizes com o resultado", contou Claudio Barbosa, um dos organizadores e conselheiro do Jipe Clube Jipeiros da Serra.

Estiveram presentes ao evento os vereadores Chuvisco (Presidente da Câmara), Regina Corsini, Clovis Pinto e José de Moraes. “O Jipe na Trilha prima pela tradição em Itapecerica da Serra, tem uma organização de sucesso e marca esta data todos os anos. Estão todos de parabéns”, disse o presidente

O vereador José de Moraes, participante ativo deste tipo de esporte, estava pronto para seguir em frente, mas o seu 4 x 4 quebrou a tração dianteira bem no início da prova quando foi passar pelas toras de madeira. "Eu forcei demais, pois é muito difícil passar pelas toras; o Jipe patinou e quebrou a tração dianteira. Em vários eventos e trilhas que participo é a primeira vez que me acontece isso, mas eu fui mesmo assim e usei somente a tração traseira, evitando os lugares mais pesados. Isso acontece com qualquer um, o importante é curtir com os Jipeiros, no fim tudo foi uma grande festa que alavanca o turismo da cidade.", disse Zé de Moraes.

Missa

Já no domingo, dia 27 de maio, foi realizada uma Missa em Ação de Graças pelo dia do Jipeiro no Santuário Diocesano de Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia. Com o local lotado e um espaço reservado para os homenageados do dia, o Padre Alberto Gambarini celebrou a missa fazendo uma homenagem especial a todos os jipeiros presentes. Ao final, o padre foi até a praça e abençoou os Jipes estacionados juntamente com seus pilotos e familiares. O dia do Jipeiro é comemorado todos os anos no último domingo do mês de maio.

O Jeep na Trilha contou com a colaboração da Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes; Secretaria de Obras e Serviços; Secretaria de Esportes e Lazer e Departamento de Comunicação Social.

Comentários