Educação de Embu das Artes é parâmetro e influência nacional

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 16/03/2012

Alem da Feira de Artesanato e do Museu de Arte Sacra, a Educação de Embu das Artes também é influente tem fama nacional. Algumas experiências educacionais do município começam a influenciar o governo federal e o restante do país. Isso acontece em pelo menos quatro instâncias atuais da Educação. Vejam os exemplos:

No “ProJovem Urbano”, uma das quatro modalidades do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, do Governo Federal, a necessidade de resolver as dificuldades com mães que queriam participar do curso, mas tinham filhos pequenos, acabaram por influenciar todos os programas ProJovem a estabelecer a obrigatoriedade de auxílio a essas mães que gostariam de voltar a estudar através do acolhimento das crianças no horário das aulas.

Esse acolhimento proporciona às crianças atividades com educadores qualificados para esta ação, o que foi estendido para todos os programas de cunho sócio-pedagógico e aos municípios participantes. Em virtude desta oportunidade e da garantia dos direitos educacionais dos cidadão, o próximo Encontro Nacional de Gestores do Projovem Urbano será em Embu de Artes. ( Os programas Projovem foram criado para melhorar os índices de educação no país e introduzir  pessoas alfabetizadas num ensino técnico profissionalizante e fomentar a participação cidadã).

Também no Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, Embu das Artes já é destaque. Pois é uma das organizadoras do I Encontro Paulista de Fortalecimento dos Conselhos Escolares que ocorreu mês passado na Universidade Federal de São Carlos e é uma das referências em termos de fortalecimento dos Conselhos nas escolas municipais.   

Embu das Artes também será sede do primeiro curso de extensão de Saúde da População Negra do país, junto à UNIFESP e também a mais nova ministra da Secretaria Nacional de Mulheres, Eleonora Menicucci atuava na reitoria da UNESP, em especial na administração dos cursos de Embu das Artes.

Além disso, O MOVA – Movimento de Alfabetização de Adultos de Embu das Artes é uma referência nacional por ter zerado o analfabetismo na cidade, na concepção de especialistas em educação e serve de modelo para o próprio Ministério da Educação.

Arney Barcelos

Comentários