Feira de Artes em Embu completa 43 anos

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 20/01/2012

A tradicional Feira de Artes e Artesanato do município de Embu das Artes, em São Paulo, completa 43 anos de existência no dia 31 de janeiro, atraindo e encantando milhares de visitantes e turistas brasileiros e estrangeiros ao longo desse tempo. Criada no ano 1969, em frente à Igreja Matriz, hoje Museu de Arte Sacra, a feira vem desde então ocupando gradativamente todas as ruas do Centro Histórico da cidade, e inerente ao seu desenvolvimento, também foram surgindo as diversas lojas de artesanato, galerias de arte, antiquários e lojas de móveis rústicos artesanais, tornando a cidade como é conhecida hoje.

Artistas e artesãos estão há mais de 40 anos mostrando seus trabalhos na região, com exposições até fora do Brasil, e alguns chegaram de outros países e adotaram a localidade como seu reduto. Várias gerações têm passado pela feira nesses 43 anos.

A Feira de Artes conta com cerca de 462 expositores, divididos entre os segmentos de artesanato, artes plásticas, feira do verde, antiquários e alimentação, entre outros. A maior concentração deles acontece nos fins de semana e feriados.

Em comemoração à data, um cerimonial será realizado no dia 29/12, às 8h30min, com a posse dos representantes eleitos para o Conselho Gestor da Feira de Artes (exercício de 2 anos) e uma homenagem aos membros mais antigos de cada um dos segmentos da feira. O evento ocorrerá no Centro Cultural Mestre Assis do Embu, terá a presença do prefeito Chico Brito, do secretário de Turismo, Valdir Luis Barbosa, e de outras autoridades. Por volta das 9h, um café será oferecido a todos os artistas e expositores presentes.

História da feira

Conduzidos pelo escultor Assis de Embu e com a presença de artistas e artesãos, predominantemente vindos da praça da República, em São Paulo, a feira começou suas atividades em 1969 no Largo dos Jesuítas. Nesse período, revelou muitos talentos e contribuiu para solidificar a tendência cultural e artística da região, iniciada na década de 20 com Cássio M´Boy e na década de 50 com Tadakiyo Sakai.

Já nos anos 70, criadores dos mais variados estilos, muitos ligados ao movimento hippie, se reuniam no Largo 21 de Abril para produzir e vender arte.

De lá pra cá, artistas e artesãos vêm produzindo e expondo as mais variadas obras para interessados, turistas e visitantes. A tradicional Feira de Embu das Artes conta com um grande número de produtos artesanais, obras de arte e manifestações culturais.

Evento: 43º aniversário da Feira de Embu das Artes e cerimonial de posse do Conselho Gestor da Feira de Artes
Data: 29 de janeiro de 2012
Horário: 8h30min
Local: Centro Cultural Mestre Assis do Embu, no auditório Cássio M´boy
Endereço: Largo 21 de Abril, n° 29, Centro, Embu das Artes. Tel: (11) 4781-4462

Alex Natalino

Comentários