Governo assina contrato para limpar piscinões da região metropolitana

Por Outro autor | 14/12/2011

O trabalho será feito em 25 reservatórios localizados no ABC, Osasco, Embu e Taboão

O governo do Estado vai investir R$ 29 milhões nos próximos 12 meses no trabalho de limpeza, desassoreamento e manutenção de 25 piscinões localizados no ABC, Osasco, Embu e Taboão da Serra. 

De acordo com o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), o superintendente do órgão, Alceu Segamarchi Jr., assinou nesta terça-feira (13) o contrato para a execução dos serviços, que até então eram de responsabilidade das prefeituras. 

O órgão informa que o objetivo dos serviços é manter a capacidade de acumulação dos reservatórios, “contribuindo para minimizar o risco de inundações e garantir as condições operacionais do sistema, que beneficia toda a região metropolitana de São Paulo.” 

Ainda segundo o DAEE, as obras começarão nos próximos dias, e deverão retirar 245 mil metros cúbicos de sedimentos e lixo que se acumularam no fundo dos piscinões.

No fim do ano passado, Alckmin anunciou parceria com o governo federal para a construção de quatro piscinões em Franco da Rocha, cidade da região metropolitana de São Paulo castigada pelos temporais no começo do ano. Os reservatórios de águas pluviais, no entanto, só devem ficar prontos em 2013.

Alckmin oficializou o convênio de R$ 51,2 milhões com o ministério da Integração Nacional para a construção das estruturas de macrodrenagem. Além dos reservatórios, está prevista a instalação de muretas ao redor do rio Juqueri, que corta a cidade de Franco da Rocha. No início do ano, o transbordamento das águas do rio fez com que o centro da cidade ficasse intransitável.

O governador de São Paulo justificou o prazo para a conclusão da obra afirmando não poderia iniciar a licitação dos piscinões antes do período das chuvas. Isso porque o governo estadual "dependia da assinatura do convênio com o governo federal".

Do Portal  R7

Comentários