Defensoria Pública de São Paulo inaugura unidade em Taboão da Serra com foco em acessibilidade e acolhimento
A chegada da Defensoria Pública do Estado de São Paulo a Taboão da Serra representa um marco importante no fortalecimento do acesso à Justiça para a população da cidade e região. A sede do órgão foi oficialmente inaugurada nesta quarta-feira, 5. A nova sede foi planejada para ser um espaço acessível, acolhedor e de fácil localização, garantindo que todos os moradores possam buscar orientação e atendimento jurídico com dignidade e proximidade.
De acordo com a Defensora Pública-Geral do Estado, Luciana Jordão da Motta Armiliato de Carvalho, a unidade oferece uma ampla gama de serviços nas áreas cível, de família, infância e juventude, além da defesa criminal.
“A nossa expectativa é que a população de Taboão nos procure, que conheça e utilize esse serviço, que foi criado para garantir o acesso à Justiça de forma gratuita e humanizada”, destacou.
A vice-prefeita Érica Franquini, que representou o prefeito Engenheiro Daniel Bogalho na solenidade, também celebrou a inauguração da nova unidade e destacou a importância do serviço para o município.
“Trazer a Defensoria Pública para Taboão é reconhecer essa realidade e trabalhar para transformá-la numa ação concreta. No sistema de Justiça, a Defensoria Pública é uma instituição essencial. O prefeito Engenheiro Daniel não pôde estar presente hoje porque cumpre agenda com o governador, mas pediu para que eu viesse aqui agradecer, porque a nossa população tem 300 mil habitantes e é muito importante ter essa Defensoria aqui. Nós, que estamos próximos do povo e conhecemos o povo de Taboão da Serra, sabemos o quanto eles vão se sentir acolhidos com a presença da Defensoria. Hoje, o meu coração se enche de alegria por receber essa unidade aqui em Taboão. Estou muito feliz e agradeço”, declarou
O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, com portas abertas para todos que necessitam de assistência jurídica. Segundo Luciana Jordão, as unidades da Defensoria costumam registrar entre 1.000 e 1.500 atendimentos mensais, número que pode aumentar conforme a demanda da população taboanense.
A inauguração da unidade da Defensoria Pública em Taboão da Serra reforça o compromisso do órgão com a democratização da Justiça, assegurando que cidadãos em situação de vulnerabilidade tenham seus direitos protegidos e acesso efetivo aos serviços públicos essenciais.
Participaram da inauguração da defensoria o Deputado Federal Jilmar Tatto, a Vice Prefeita de Taboão da Serra Érica Franquini, os secretários de segurança Peniche, de Assistência Social Jefferson Alves da Silva, de Indústria e Comércio Ali Sati a presidente da OAB Dra. Bianca Bononi e outras autoridades.
Da Redação do Jornal na Net
