Secretaria Manutenção promoveu mutirão de revitalização no CCZ de Taboão da Serra
No último sábado, dia 30 de agosto, a Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Serviços Urbanos e Manutenção (SEMSUM), realizou um mutirão de revitalização no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a fim de reparar e melhorar as condições do espaço para servidores, animais e para os munícipes que visitam o espaço diariamente.
“Demos um novo ar ao CCZ, com roçagem e pintura dos ambientes. Fizemos algumas mudanças que melhoram as condições de trabalho, como trocar a fiação do espaço e melhorar a estrutura de banheiros e áreas comuns. Coisas que fazem toda a diferença para quem vive o espaço diariamente,” comenta o secretário da pasta, que coordenou as ações, Jonathan Noventa.
O mutirão contou também com a presença do prefeito Engenheiro Daniel e da vice-prefeita Erica Franquini, que aproveitaram a oportunidade para conversar com as equipes, a fim de acolher as demandas que possuem para manter o bom trabalho que fazem.
Engenheiro Daniel manifestou grande satisfação em poder participar da iniciativa. “Gosto de poder voltar às minhas origens. Estar em um ambiente de obras é como estar de volta em casa,” comentou o prefeito, se referindo ao seu título como engenheiro civil e ex-secretário de Manutenção. “Em oito meses de gestão estamos construindo bases fortes para erguer a cidade de Taboão da Serra a novos patamares. Muitas fundações estão sendo estabelecidas para que Taboão se eleve ao nível que a população merece.”, completou Engenheiro Daniel.
O prefeito evidência que a organização das fundações do município é uma das frentes que serão priorizadas pela gestão. Segundo ele, neste primeiro ano de governo muito está sendo dedicado a organizar questões administrativas que por muito tempo foram negligenciadas.
“Agora que já demos o pontapé inicial da organização interna do administrativo, podemos visitar e entender quais são as necessidades individuais de cada órgão público. Hoje é o CCZ, mas gradualmente faremos mais visitas para levantar as demandas e, o mais importante, levantar soluções para o que nos for apresentado.” afirmou.
Segundo o prefeito, a intenção é uma separação permanente entre o CCZ, administrado pela Secretaria da Saúde, e o Departamento de Bem-Estar Animal, parte da Secretaria de Meio Ambiente. A pasta do Meio-Ambiente foi criada pela gestão Daniel, a fim de trazer mais recursos para o município voltados para fins de proteção ambiental e dedicar também uma força de trabalho a fim de atender também aos animais do município. “O serviço realizado aqui é importantíssimo para o município e já é hora de darmos o devido foco para tal,” complementou.
Balanço CCZ
Desde o início do ano, foram mais de 14.000 residência visitadas pela equipe de agentes municipais de vetores e zoonoses, com orientação de posse responsável, dedetização e vistorias para eliminação de pragas, mutirões de combate à dengue, além de visitas porta a porta para orientar sobre os cuidados de outras arboviroses.
Mais de 1.750 animais domésticos foram vacinados contra raiva e cerca de 1.500 foram castrados nos dois eventos promovidos em parceria com o Departamento de Bem-Estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente. Além disso, com os eventos de adoção, mais de 180 cães e gatos encontraram um lar definitivo. É importante ressaltar que, embora as feiras sejam excelentes para encontrar um novo amigo, as portas do CCZ e do Bem-Estar Animal estão abertas o ano todo para adoções responsáveis dos animais resgatados pela equipe.
Foi este o caso da vice-prefeita, Erica Franquini, que ao longo da visita se encantou por um dos gatinhos e já prometeu voltar para adotá-lo. “Além de muito bem cuidados, os animais aqui do CCZ são muito carinhosos e fofos. Eu já escolhi um gatinho e recomendo que todos venham aqui conhecê-los e quem sabe se apaixonar e levar para casa,” incentiva a vice.
Todos os animais disponíveis para adoção são devidamente castrados, vacinados e vermifugados. Para adotar, é necessário ser maior de 21 anos e passar por uma entrevista a fim de compreender as responsabilidades de acolher um novo bichinho em sua vida. No dia da visita, cinco gatinhos foram adotados.
Serviço:
Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)
Rua Victor Campisi, 250, Parque Industrial das Oliveiras
Tel.: (11) 4786-3287
segunda a sexta-feira, das 08h às 17h
Prefeitura Municipal de Taboão da Serra