Prefeitura de Itapecerica anuncia projeto que manterá atendimento a alunos do Arco Íris
A Secretaria Municipal de Educação organizou duas reuniões nesta quinta-feira (21), de manhã e a tarde, no Auditório do Complexo Administrativo da Prefeitura, com pais e responsáveis pelos alunos da Escola de Educação Especial Arco-Íris. O objetivo foi apresentar o projeto que será oferecido a partir do ano que vem.
Todos que estão atualmente cursando o 9º ano na unidade de ensino, a partir de 2026 não poderão mais seguir na modalidade educacional, por conta de uma exigência legal. Isso gerou falsas informações que causaram preocupação a pais e ativistas da causa.
Após meses de trabalho no projeto, o prefeito Dr. Ramon Corsini anunciou na ocasião que o atendimento será mantido no mesmo local a partir do ano que vem. “Esses 103 alunos vão continuar da forma como estão hoje, no Arco Íris, com transporte e alimentação”, garantiu o prefeito, sob aplauso dos presentes. A única mudança será no foco das atividades, que deixarão de ser educacionais, para terem um viés mais terapêutico e ocupacional.
Ramon explicou que o desafio para manter o atendimento é grande, pois envolve questões de orçamento, recursos humanos, além da legalidade de cada medida, claro. Também anunciou estudos para ampliação dos serviços às pessoas com necessidades especiais ou com deficiência do município, com a futura implantação do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Infantil e CAPS 2 (Saúde Mental).
A secretária municipal de Educação, Irani Roschel, que conduziu as reuniões, detalhou o que já está decidido sobre o projeto. Este será promovido diretamente em conjunto por três secretarias: Educação, que cederá espaço no próprio Arco Íris; Saúde e Desenvolvimento Social, responsáveis pelas atividades que envolverão, por exemplo, as oferecidas no CER (Centro Especializado em Reabilitação), podendo abranger ações esportivas e culturais.
Segundo Irani, a primeira ideia foi para atendê-los em polos pela cidade, porém a dificuldade na locomoção afastou essa possibilidade. Então optou-se por manter todos no espaço que já frequentam, ofertando uma rotina com ações diversas.
Durante a reunião, os pais presentes tiraram dúvidas sobre o formato que será implantado a partir do ano que vem e se mostraram satisfeitos com a confirmação de se manter as atividades no mesmo local.
Os vereadores Cícero Melo (presidente da Câmara), Soares, Giba, Irmã Rose, Alex Napoleão, Dr. Tinho, Gustavo Mariani, Mauro Cavalheiro e Cléo do Coletivo Parque União utilizaram a palavra para tirar dúvidas sobre a ação e parabenizaram a gestão pela solução de uma questão delicada no município.
Também participaram do encontro o vice-prefeito Allan Dias; a coordenadora técnica de Saúde, Dra. Tays D'Alessandro; assessor especial Edenes Ferreira, da Secretaria do Desenvolvimento Social e Relações do Trabalho; diretora do Arco Íris, Neide Aparecida; diretora de Educação Especial, Rute de Abreu; representantes do Conselho da Pessoa com Deficiência, entre outros.
Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra