Bebê de 10 meses morre em creche na Zona Oeste de São Paulo e família cobra explicações
Gael, um bebê de apenas 10 meses, morreu nesta sexta‑feira (16) enquanto estava sob os cuidados do CEI Mãe de Deus, localizado na Rua Engenheiro Artur de Miranda, 236, no limite entre São Paulo e Taboão da Serra. Segundo a família, a criança chegou bem à unidade, foi alimentada, mas não foi colocada para arrotar, e acabou sendo encontrada horas depois já sem vida.
De acordo com o relato dos familiares, Gael recebeu uma mamadeira cerca de duas horas antes do horário de saída, mas o procedimento de arrotar, essencial após a alimentação, foi negligenciado. Ele foi então colocado para dormir e somente mais tarde, as cuidadoras notaram que ele não respirava e seu corpo já estava gelado.
Mesmo diante do quadro, a equipe da creche ligou para a mãe e levou a criança ao hospital, onde o óbito foi constatado. Desde então, os pais de Gael afirmam que a escola tem dado versões contraditórias sobre o ocorrido e que até agora ninguém se posicionou oficialmente. A família pede justiça e a apuração completa dos fatos.
Em nota, “a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo lamenta a morte da criança no Centro de Educação Infantil (CEI) Mãe de Deus e informa que a Diretoria Regional de Educação (DRE) acompanha o caso e já solicitou todos os esclarecimentos à Organização da Sociedade Civil (OSC) responsável pela unidade. Após o período do sono da tarde, a professora identificou que o bebê não respondia aos estímulos. A criança foi imediatamente levada à AMA pela gestão escolar e uma equipe da DRE foi enviada à unidade. O Núcleo de Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), composto por psicólogos e psicopedagogos, está prestando apoio à família. As providências cabíveis estão sendo adotadas.”
O caso foi registrado como morte suspeita no 89º Distrito Policial (Portal Do Morumbi).
Gael será velado e enterrado no Cemitério da Saudade, em Taboão da Serra, das 12h às 14h deste sábado (17).
Camila Joseph