Robert Francis Prevost é eleito Papa Leão XIV, o primeiro pontífice dos EUA

O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (8) a eleição do novo líder da Igreja Católica: O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, que adotou o nome de Papa Leão XIV. A escolha foi confirmada às 18h08 (horário local) com a tradicional fumaça branca na Capela Sistina, encerrando o conclave iniciado após a morte do Papa Francisco em 21 de abril. 

Prevost é o primeiro papa nascido nos Estados Unidos e o segundo do continente americano. Membro da Ordem de Santo Agostinho, ele possui uma longa trajetória missionária no Peru, onde atuou como bispo de Chiclayo por quase uma década. Em 2023, foi nomeado prefeito do Dicastério para os Bispos e elevado ao cardinalato por Francisco. 

Em sua primeira aparição na sacada da Basílica de São Pedro, Leão XIV agradeceu aos cardeais e ao Papa Francisco, destacando seu compromisso com uma Igreja "missionária", "acolhedora" e "sinodal". Falando também em espanhol, dedicou palavras à sua antiga diocese no Peru, reforçando seu vínculo com a América Latina. 

A cerimônia de entronização está prevista para os próximos dias e deverá contar com a presença de líderes religiosos e chefes de Estado de todo o mundo.



Camila Joseph

Comentários