EMI Papa Capim sofre série de furtos e crianças ficam sem aula
A Escola Municipal Infantil (EMI) Papa Capim, localizada na Rua Isabel Sória Mainardes, nº 231 – Jardim Maria Helena, em Taboão da Serra foi invadida novamente na manhã desta quarta-feira (7). Portas foram arrombadas, fios telefônicos levados, cadeiras quebradas e a unidade escolar amanheceu, mais uma vez, em condições precárias. A consequência direta caiu no colo das famílias: aulas suspensas e crianças entre 0 e 5 anos voltando para casa logo cedo.
Este já é o terceiro furto em menos de dez dias. No último dia 28, a escola foi alvo de criminosos que levaram a fiação da cozinha, além de alimentos e utensílios usados no preparo das refeições. Dois dias depois, em 30 de abril, a gestão comunicou que as aulas seriam mantidas apenas no período da manhã, devido à falta de estrutura mínima para o atendimento integral.
“Estamos tristes com essa situação. Roubaram panelas, comidas, quebraram o registro e as mangueiras da tubulação de gás”, disse a equipe da escola em nota enviada às famílias.
A comunidade escolar não esconde a indignação. Não é apenas o prédio que está sendo atacado, é o direito das crianças à educação, à convivência, ao cuidado. Famílias inteiras têm sido afetadas. Muitos pais relataram a dificuldade de reorganizar a rotina de trabalho e o impacto direto no desenvolvimento dos pequenos, que perdem momentos preciosos de aprendizagem e socialização.
“É revoltante. Já pensamos até em fazer uma vaquinha para contratar um segurança à noite, porque não dá mais para as crianças ficarem sem aula por causa disso”, desabafou uma mãe.
A Polícia Municipal foi acionada e uma perícia deve ser feita no local. Enquanto isso, a equipe gestora responde apenas por mensagens, aguardando apoio das autoridades competentes.
Da Redação do Jornal na Net