Aneel anuncia bandeira tarifária amarela para maio em Taboão da Serra e região
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou que a bandeira tarifária para o mês de maio de 2025 será amarela. Isso significa que os consumidores de energia elétrica, incluindo os moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra, passarão a pagar R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.
A mudança na bandeira se deve à redução do volume de chuvas, resultado da transição do período chuvoso para o seco. As previsões de precipitação e de vazão nos reservatórios das hidrelétricas estão abaixo da média, o que pode exigir, nos próximos meses, o acionamento das usinas termelétricas, cuja geração é mais cara.
Desde dezembro de 2024, o país operava com a bandeira verde, reflexo de condições favoráveis de geração. Agora, com o cenário hidrológico menos favorável, a ANEEL alerta para a necessidade de reforçar os hábitos de consumo consciente, evitando desperdícios de energia e colaborando com a sustentabilidade do setor elétrico.
Implementado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias informa os consumidores, mês a mês, sobre as condições de geração de energia no Brasil, permitindo maior transparência e planejamento no uso da energia.
Camila Joseph