Três escolas da região, em Embu e Itapecerica da Serra, aderem ao modelo cívico-militar
A PEI Escola Estadual Doutor Eduardo Vaz em Embu das Artes, as escolas estaduais PEI Jardim do Carmo em Itapecerica da Serra e Bairro das Palmeiras em Juquitiba estão entre as unidades que aderiram ao Programa das Escolas Cívico-Militares (ECM), conforme lista final publicada nesta terça-feira (29) pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) no Diário Oficial. Nenhuma unidade de Taboão da Serra foi contemplada.
Ao todo, 100 escolas foram selecionadas para iniciar as atividades no segundo semestre, beneficiando cerca de 50 mil estudantes em todo o estado.
O objetivo das consultas públicas foi garantir a participação da comunidade escolar e assegurar a transparência no processo de implantação do novo modelo. Participaram da votação pais, mães ou responsáveis por alunos menores de 16 anos, estudantes a partir dessa idade, além de professores e demais funcionários da escola.
Para validar a adesão, cada unidade precisava alcançar o quórum mínimo de 50% mais um dos votos e registrar o mesmo percentual de votos favoráveis. Cada participante pôde votar apenas uma vez e, nas escolas que passaram por mais de uma rodada de consulta, foram considerados apenas os votos de quem ainda não havia se manifestado.
Ao todo, mais de 106 mil votos foram contabilizados, dos quais 87% foram favoráveis à implantação do modelo cívico-militar. Três escolas aprovaram a proposta com 100% dos votos válidos.
As unidades que adotarem o programa seguirão o Currículo Paulista, definido pela Secretaria da Educação. A Seduc-SP também será responsável pela seleção dos monitores que atuarão nas escolas. Já a Secretaria da Segurança Pública apoiará o processo, emitindo declarações sobre o comportamento dos candidatos e informando a existência de processos criminais ou administrativos, concluídos ou não.
Camila Joseph