Professores da Rede Municipal visitam Museu do Café, em Santos

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 28/08/2011

Dando continuidade à Formação Continuada, 40 professores da Rede Municipal de Ensino participaram de uma visita cultural ao Museu do Café, na cidade litorânea de Santos. Os educadores são participantes dos cursos Identidade e Memória e Gestar II,  ministrado pelas assistentes técnicas pedagógicas Deborah Valle e Rute Cordeiro.

O objetivo da visita é proporcionar aos professores uma análise crítica da política e economia brasileira no início da República, através da vivência no edifício da antiga Bolsa Oficial de Café, permitindo as relações da historicidade e das várias linguagens sobre o contexto da história do Brasil.

Lá eles puderam conhecer como foram ministradas as primeiras mudas da planta no país, conhecer várias pinturas originárias da cultura e cultivo do café, entender como se deu a profissionalização das plantações e da mão de obra, além da contextualização da riqueza trazida pelo café e o desenvolvimento impulsionado pela cafeicultura.

“Todo esse trabalho com os educadores se reverte em um preparo maior destes profissionais para lidar com os alunos em sala de aula, tornando nossa Educação muito melhor”, explica o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, José Marcos dos Santos.

Marcelo Valladão

Comentários