Prefeitura de Taboão vai isentar IPTU nas áreas de enchente

Por Sandra Pereira | 7/12/2009

A prefeitura de Taboão da Serra vai isentar o Imposto Predial Territorial e Urbano de todos os moradores da cidade que estão em áreas de enchente. Eles vão receber em casa o carnê constando a isenção do imposto do próximo ano. A garantia é do secretário Municipal de Finanças, jornalista Maruzan Conrado.


“Em todas as áreas de enchente vamos manter a isenção. A novidade é que a analise será feita mediante o relatório da Defesa Civil. Todas as áreas afetadas vão ser beneficiadas”, assegura, acrescentando que a prefeitura vai se antecipar para evitar transtornos e burocracia aos moradores.


Segundo ele, a atualização da Planta Genérica de Valores  (PGV) aprovada na última semana pela Câmara Municipal vai reduzir o percentual de cobrança de 0.6% calculado sobre o valor venal do imóvel para 0.5%. Entretanto, se comparado com o ano anterior haverá aumento no valor do IPTU por conta da atualização do PGV.


O secretário explica que a arrecadação do IPTU é fundamental para a cidade.

Atualmente esse recurso é utilizado para o pagamento da coleta de lixo. “Esse custo seria menor se as pessoas contribuíssem mantendo a cidade limpa”, afirma.


De acordo com o secretário de Finanças a prefeitura de Taboão vai utilizar o mesmo sistema que já está implantando em outras cidades do Brasil para fazer um levantamento real do tamanho da área construída em cada residência.  


“Vamos ter um diagnóstico real de cada imóvel da cidade. Teremos um cadastro imobiliário preciso. O valor do IPTU será cobrado de acordo com a área construída”, completa. 

Comentários