Itapecerica da Serra: Estudantes apresentam projeto com foco na Educação

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 4/02/2022

A iniciativa teve como proposta capacitar gestores, professores e funcionários da EMEF Prof. Theodomiro Monteiro do Amaral, do município de São Paulo, para incentivar práticas pedagógicas que minimizem as desigualdades sociais no ambiente escolar.

Os primeiros formandos do Polo UNIVESP - Universidade Virtual do Estado de São Paulo - Itapecerica da Serra, concluintes de 2021, no curso TGP - Tecnologia em Gestão Pública, tiveram o seu Projeto Integrador publicado.

Os estudantes de Gestão Pública Ana Cristina da Silva, Camila Canuto, Gabriela Morato, Marcelo Lira, Roberto Bispo e Sergio Clemente, do polo de Itapecerica da Serra, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) apresentaram no segundo semestre de 2021, o Projeto Integrador “Ações afirmativas para a construção da cidadania e redução das desigualdades sociais”.

A iniciativa teve como proposta capacitar gestores, professores e funcionários da EMEF Prof. Theodomiro Monteiro do Amaral, do município de São Paulo, para incentivar práticas pedagógicas que minimizem as desigualdades sociais no ambiente escolar. De acordo com o relatório final do Projeto, o grupo acredita que o ambiente escolar é um espaço rico e ideal para o debate de questões sócio-históricas de raízes culturais e afrodescendentes.

O trabalho propôs a cartilha digital “Ações afirmativas para a construção da cidadania e redução das desigualdades sociais”, e o “Roteiro de Capacitação”, documento orientador para o trabalho de capacitação dos gestores junto à equipe escolar.

Cartilha?A cartilha foi feita em formato digital e está hospedada no Wix.com, plataforma on-line utilizada para criação e hospedagem de websites. “A plataforma Wix foi escolhida por ser livre para colocar qualquer tipo de texto, imagem ou vídeo. O que também pesou na escolha dessa base tecnológica foi o fato dela ser gratuita e de se adaptar automaticamente para versão mobile (celular, tablet ou desktop), sendo assim acessível a todos com acesso à internet”, afirmou a equipe.

O material foi construído em cinco páginas / abas: Conhecendo o projeto, que apresenta sua justificativa; Um pouco da história, mostra um pouco da história do racismo no Brasil e estatísticas; Legislação pertinente, exibe as leis que regem o tema no Brasil até chegar no âmbito escolar; Leitura complementar, com sugestões de literatura da área, links para ONGs e demais entidades da sociedade civil que trabalham para a construção da cidadania igualitária no Brasil e Ações afirmativas, em formato de blog, com a possibilidade de inserção de conteúdos pela gestão escolar.

Roteiro de Capacitação?O documento descreve em detalhes a estrutura do evento e todos os recursos que devem ser alocados para a sua realização, apresentando um roteiro inicial para a capacitação no formato presencial ou on-line. Orienta ainda sobre todo o processo de documentação, registro e avaliação, tanto dos capacitados, como do encontro.

Congresso?A cartilha digital resultou em artigo feito pelos estudantes Sergio Clemente e Camila Canuto, com orientação do professor José Acácio Beloti Filho, apresentado ano passado no 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O evento, realizado de maneira virtual na Universidade Católica de Pernambuco, em Recife, teve o tema “Comunicação e resistência: práticas de liberdade para a cidadania”.

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