Presidente da Câmara de Embu, Renato Oliveira, é detido no Rio de Janeiro por injúria racial; vereador nega o crime

Por Da Redação do Jornal na Net | 25/01/2022

O presidente da Câmara Municipal de Embu das Artes, vereador Renato Oliveira (MDB), foi detido no Rio de Janeiro por injúria racial após se envolver em uma confusão na piscina de um condomínio em Curicica. De acordo com vídeos que circularam na internet na segunda-feira (24), um policial militar entrou na piscina para retirá-lo e levá-lo à delegacia. O político foi acusado de ter sido preconceituoso com um funcionário negro e de ter ofendido demais moradores. Renato, no entanto, afirma que “inventaram um crime” e se diz inocente das acusações.

A confusão teria supostamente começado após o vereador colocar música alta para ouvir na beira da piscina. Toda a briga foi registrada em vídeos que circularam nas redes sociais.

Nas imagens, ao ser detido, Oliveira se defende e afirma não ter feito nada. Em seguida, ele é retirado da piscina e é levado à força para fora do local. A ação da polícia foi aplaudida pelos moradores.

Outro lado

Em vídeo divulgado em suas redes sociais, o vereador embuense Renato Oliveira nega o crime. Segundo o mesmo, a confusão aconteceu por causa do som dos seus amigos e de outras pessoas que estavam no local. Em nenhum momento, de acordo com ele, houve qualquer tipo de atitude racista. Além disso, ele ressaltou que sequer conversou com o funcionário que o acusou de injúria racial. O político afirmou ainda que as pessoas que o incriminam serão denunciadas por calúnia e falso testemunho.

“Tenho certeza que eles não aceitam o fato de ter alguém da comunidade, que veio da favela, ocupando os espaços que só a elite ocupava. […] Não satisfeitos, inventaram um crime. Disseram que eu havia feito comentário racista contra um funcionário de lá. Todos que me conhecem sabem do respeito e carinho que tenho por todas as pessoas e jamais faria algo que abomino, que é o racismo. […] Os denunciei por denunciação caluniosa e falso testemunho”,disse Renato Oliveira.

Comentários