Taboão registra aumento de 10% nos atendimentos de violência contra a mulher

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 25/01/2022

A Coordenadoria dos Direitos da Mulher de Taboão da Serra registrou em 2021 um aumento de 10% no número de novos casos. Em 2020, 457 mulheres buscaram orientação junto ao órgão. Já em 2021 o número saltou para 502, a maioria deles relacionados às situações de violência doméstica e estupro. Em geral, o órgão realizou 1.349 atendimentos.

De acordo com a coordenadora dos Direitos da Mulher de Taboão da Serra, Gisele Luiza Teles Almeida Moraes, as situações criadas durante a pandemia da Covid-19 podem ser apontadas como uma das justificativas para o aumento dos casos. “Nesta pandemia as famílias passaram a se relacionar de uma forma diferente. Muitos casais que pouco conviviam se viram obrigados a ficar 24h embaixo do mesmo teto, muitos perderam seus empregos, o dinheiro das famílias foi acabando e isso fez com que alguns descontassem os problemas nas mulheres e nas crianças, algo é inadmissível”, desabafou.

Por outro lado, Gisele ressalta que a divulgação da Lei Maria da Penha tem encorajado as vítimas. “No último ano batemos muito na tecla de que as mulheres que são vítimas de violência não estão sozinhas. A Coordenadoria da Mulher está aqui para garantir os direitos dessas mulheres e de seus filhos, para dar o suporte a superação da violência, fortalecer a autoestima dessas mulheres para que sejam protagonistas da própria vida”, declarou.

A Coordenadoria dos Direitos da Mulher de Taboão da Serra está localizada na Estrada das Olarias, 670, Jardim Triângulo, no mesmo prédio que o SER (Serviço Especializado de Reabilitação). O local oferece orientação social, terapia, acompanhamento de processos e encaminhamento para a Rede de Atendimento.

Além de acolher a mulher vítima de violência, a Coordenadoria realiza os encaminhamentos para órgãos parceiros, como a Delegacia de Defesa da Mulher, o Ministério Público, o Conselho Tutelar, a Guarda Civil Municipal, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), as Secretarias de Assistência Social e Cidadania e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda entre outros, além de contar com o apoio da as 2ª e 4ª Cia da Polícia Militar. A Coordenadoria acompanha o andamento das questões, caso a caso. 

WhatsApp
Desde dezembro de 2021, a Coordenadoria da Mulher de Taboão da Serra realiza atendimentos e orientações não apenas presencialmente, mas também através do WhatsApp (11) 95674-4165.  Todas as taboanenses podem salvar esse contato no celular e solicitar orientações quando precisar.

Vale ressaltar que, se a mulher estiver sendo vítima de violência deve buscar ajuda imediatamente, seja com a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153 ou com a Polícia Militar pelo 190. Para denuncias existe ainda o telefone 180, número da Central de Atendimento à Mulher do Governo Federal.

Serviço:
Coordenadoria dos Direitos da Mulher
Estrada das Olarias, 670, Jardim Triângulo
Tel.: (11) 4787-3923
WhatsApp: (11) 95674-4165
diretodamulher@taboaodaserra.sp.gov.br

Guarda Civil Municipal (GCM): 153 (24h)

Polícia Militar: 190 (24h)

Central de Atendimento à Mulher: 180 (24h)

 

Comentários