Embu das Artes: Abertas as inscrições para as oficinas culturais da Poiesis

Por Mariana Félix | 19/01/2022

A Secretaria de Cultura de Embu das Artes está com inscrições abertas para as oficinas culturais da Poiesis, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. As atividades estão previstas os meses de fevereiro e março e têm como objetivo aproximar pessoas de todas as camadas sociais, faixas etárias e com diferentes repertórios, promovendo um importante espaço simbólico de trocas de conhecimentos e experiências artísticas.

Realizadas ao vivo pela plataforma Zoom, as oficinas oferecem certificado aos participantes que frequentarem no mínimo 75% das aulas. A confirmação de participação será enviada para o e-mail de cada inscrito. Confira a programação:
 FEVEREIRO PALESTRA: UM PASSEIO PELA HISTÓRIA DA ANIMAÇÃO?Coordenação: Sirley Alencar?Data e horário: 4/2 – 14h às 16h?Inscrições: até o preenchimento das vagas, 60 vagas ?Público-alvo: interessados em geral

Seleção: Primeiros inscritos?Sinopse: A animação divide suas raízes históricas com o cinema. Os primeiros experimentos para transformar imagem em movimento usaram imagens criadas à mão. Magia, arte e ciência estiveram nos primórdios do cinema de animação. Arte rupestre, brincadeiras de luz e sombra ou óculos de realidade virtual: não importa a tecnologia empregada, a animação surge quando se tem o desejo de contar histórias através do movimento. INSCRIÇÕES


INTRODUÇÃO AO JOGO?Coordenação: Simone Ordones (Grupo Galpão)?Datas e horários: 8 e 10/2, 14h às 16h?Inscrições: até 27/1, 25 vagas?Público-alvo: estudantes de teatro em fase iniciante e pessoas interessadas em conhecer a prática teatral?Seleção: análise de ficha de inscrição?Sinopse: A oficina se propõe a explorar alguns dos elementos fundamentais para estudo e trabalho no teatro: sensibilização, consciência do corpo e do espaço, conhecendo vocabulários básicos tais como escuta, atenção, disponibilidade, energia e observação. A partir de exercícios de concentração, improvisação, expressão corporal, vocal e leitura de textos, o aluno terá a oportunidade de desenvolver a percepção de si mesmo, do outro e do coletivo. INSCRIÇÕES

?FREUD É MUITO BLACK MIRROR?Coordenação: Thiago Neres e Fábio Moreira Vargas?Data e horário: 10/2, 18h às 21h?Inscrições: até o preenchimento das vagas, 60 vagas ?Seleção: primeiros inscritos?Público-alvo: interessados em geral?Sinopse: Nesta oficina vamos mergulhar fundo em alguns episódios da série e analisar quais conceitos estão sendo tratados, como estão sendo tratados e o por que foram os escolhidos para estruturarem as narrativas em que se encontram. Vamos também analisar paralelos com a teoria escrita de Freud a partir de outras histórias clássicas que ele teve como base para suas teorias e como a série faz uso delas, para mostrar que Freud é muito Black Mirror. INSCRIÇÕES

?A ENERGIA DA PALAVRA?Coordenação: Lydia Del Picchia (Grupo Galpão)?Datas e horários: 15 e 17/2, 14h às 16h?Inscrições: até 27/1, 30 vagas?Seleção: Análise de ficha de inscrição?Público alvo: Atores, dramaturgos, músicos, estudantes e pesquisadores de teatro.?Sinopse: A oficina focaliza o estudo do texto e a emissão da palavra através de estímulos vocais e corporais, leituras de textos e poemas, propondo ao ator uma investigação sobre o entendimento daquilo que conecta o trabalho em sala ao momento da cena, desenvolvendo princípios como o jogo e a polifonia, de maneira que o participante possa desenvolver sua atenção, escuta, disponibilidade e concentração. INSCRIÇÕES


ENCONTROS LÍRICOS COM O BARBEIRO DE SEVILHA, DE GIOACHINO ROSSINI?Coordenação: Sergio Casoy?Datas e horários: 16 e 17/2, quarta e quinta-feira, 18h30 às 20h30?Inscrições: até o preenchimento das vagas, 50 vagas?Seleção: primeiros inscritos?Público-Alvo: interessados?Sinopse: O formato denominado “Encontro Lírico” consiste em, tomando uma determinada ópera como tema, discorrer sobre suas origens e detalhes que envolvem sua criação – apoiada por exibição de imagens via Power Point – e a em seguida exibir e comentar, em vídeo, seus trechos mais significativos, retirados de várias produções daquela ópera para que os alunos possam, além de se familiarizar com o canto, comparar e constatar às várias possibilidades de produção teatral que um mesmo tema pode oferecer. Com Sergio Casoy, professor e pesquisador de música lírica, autor de “A invenção da ópera” e “Ópera de outros cantares”. INSCRIÇÕES

?GRUPO GALPÃO – UMA HISTÓRIA DE TEATRO?Coordenação: Eduardo Moreira (Grupo Galpão)?Datas e horários: 22 e 24/2, 18h às 20h?Inscrições: até o preenchimento das vagas, 60 vagas?Seleção: Primeiros inscritos?Público alvo: Atores, estudantes, pesquisadores de teatro e das artes em geral?Sinopse: A oficina ” Grupo Galpão – Uma história de teatro” propõe o cruzamento das montagens do grupo Galpão, feitas ao longo de quase 40 anos, com a história do teatro e seus diferentes gêneros e estilos. Passeando pela tragédia grega, os autos medievais, a Commédia dell’arte, o teatro popular e barroco, o teatro Elizabetano, a Comédia clássica, o teatro realista e a dramaturgia de Anton Tchékhov, o teatro épico de Brecht e a performance da cena contemporânea e as referências de trabalho de alguns dos principais encenadores brasileiros e estrangeiros com quem o Galpão trabalhou, a oficina vai relacionar tais tópicos com as montagens e workshops desenvolvidos pelo grupo. INSCRIÇÕES


MARÇO UMA BREVE EXPERIÊNCIA DE GRUPO?Coordenação: Julio Maciel (Grupo Galpão)?Datas e horários: 8 e 10/3, 18h30 às 20h30 Inscrições: até 27/1, 30 vagas?Público-aula: Atores, estudantes, pesquisadores de teatro?Seleção: análise pela ficha de inscrição?Sinopse: A oficina tem como objetivo investigar algumas questões do fazer teatral hoje, através de práticas e trocas de experiências entre os artistas envolvidos: Como continuar produzindo arte? Quais possibilidades para a criação poderiam se abrir neste momento de isolamento? Como atenuar a falta da presença física na sala de ensaio? Como se sentir parte de um grupo e manter a energia para o trabalho de criação online? A partir destas perguntas, que devem permanecer abertas, vamos exercitar coletivamente nossa capacidade de jogo e interação no trabalho com a criação virtual.

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