Taboão da Serra discute SUS na pós-pandemia em VII Conferência Municipal de Saúde

Por Mariana Félix | 15/12/2021

A Prefeitura de Taboão da Serra e o Conselho Municipal de Saúde realizaram nos dias 25 e 26/11 a VII Conferência Municipal de Saúde. O encontro realizado no Cemur e na Faculdade Anhanguera teve como tema “A defesa do SUS e a garantia de direitos no cenário da pandemia da COVID-19” e reuniu 142 pessoas entre usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores e gestores.

Durante a abertura, o secretário de Saúde José Alberto Tarifa relembrou que a defesa do SUS é algo que está “enraizado” na maioria dos brasileiros e que são muitos os desafios. “O SUS, para quem não sabe, é o sistema público de saúde mais eficiente do mundo. Outros sistemas como o canadense, inglês, italiano, que são sistemas de excelência, mandam representantes para o Brasil para estudar o SUS, para saber como a gente consegue fazer tanto com pouco dinheiro para Saúde”, disse. “Vamos discutir a defesa deste sistema, criado por todos nós, e hoje empossaremos aos novos conselheiros do Conselho Municipal de Saúde. O Conselho vem enfrentar o desafio de trazer a vida ‘normal’ de volta, que é o que a gente pretende. Esse conselho tem grandes poderes e também grandes responsabilidades para a Saúde da nossa população”, explicou.
 
Antes da VII Conferência, a comissão organizadora realizou 13 Pré-Conferências, uma em cada Unidade Básica de Saúde (UBS) do município.  No total, mais de 450 pessoas participaram desses encontros.
 
Tanto nas Pré-Conferências, quanto na VII Conferência Municipal de Saúde foram debatidos assuntos referentes à cinco eixos estruturantes, sendo Eixo 1 -  A influência das vulnerabilidades sociais na saúde do cidadão durante a pandemia; Eixo 2 - Saúde e cidadania: a importância da participação social no SUS; Eixo 3 - Assistência, acessibilidade e equidade; Eixo 4 - Valorização do Trabalho e do trabalhador do SUS; Eixo 5 - Comunicação, informação e saúde no cenário da pandemia.

Durante à VII Conferência foram debatidas e deliberadas diversas propostas para garantir o acesso de todos os cidadãos ao Sistema Único de Saúde, tanto em nível municipal, quanto estadual. Dentre as propostas apresentadas e validadas estão: garantir a realização regular das reuniões dos Conselhos Gestores com participação popular; garantir a entrega de medicamentos em domicílio mediante cadastro prévio e acompanhamento mediante protocolos; realizar parcerias com instituições de ensino e planejar atividades coletivas visando a retomada de rotina pós pandemia COVID-19; dentre outras propostas.
  
Posse do CMS
O Conselho Municipal de Saúde de Taboão da Serra está com novo colegiado, eleito em 28/10. A posse dos novos membros ocorreu durante à VII Conferência Municipal de Saúde. À ocasião, foram empossados:

Seguimento Usuários
Titulares: Josué Sousa Torres, Maria da Aguia de Araújo, Paulo de Tarso Vona, Ronaldo Tuxen, Marcelo Felipe, Maria José dos Santos, Egnaldo Costa e Edson Ramos.

Suplentes: Edzuito Nery Santana, Adalberto Santos, Cláudia Pereira de Souza, Anderson Luís de Oliveira Nascimento, Aílton Ramos, Mario dos Santos, Evânia Mendes dos Santos Silva e Patrícia Gomes Andrade.
 
Seguimento Trabalhadores
Titulares: Durval Toledo, Ubiracy Oliveira de Souza, Juliana de Paula Polinário e Márcio Eduardo Carneiro.
Suplentes: Beatriz da Silva Melo Ribeiro, Ricardo Castro de Araújo Pereira, Patrícia Prateano Ângelo e Luciana Abreu Costa.

*Com informações da prefeitura de Taboão da Serra

Comentários