Hidroterapia auxilia no tratamento de crianças com transtorno do espectro autista no SER de Taboão da Serra

Por Mariana Félix | 3/12/2021

O Serviço Especializado em Reabilitação (SER) de Taboão da Serra oferece aulas de Hidroterapia para crianças com transtorno do espectro autista. As aulas são realizadas em grupos de três a quatro crianças acompanhadas por responsáveis a fim de melhorar a interação social, força muscular, flexibilidade e coordenação motora.

A hidroterapia é conhecida também como fisioterapia aquática. As aulas são realizadas dentro de piscina aquecida, que permite o relaxamento muscular e alívio de dores. É uma importante ferramenta de reabilitação, que oferece estímulos sensoriais, diminuindo o estresse e avançando na relação comportamental.
 
A diretora do SER, Tatiana Abreu explicou as limitações que os autistas possuem atrapalham no desenvolvimento motor. “Sabemos que os autistas têm comprometimento no comportamento, comunicação e na interação social. O diagnóstico das habilidades motoras nem sempre é muito criterioso, mas sabemos que eles têm atraso no desenvolvimento nas habilidades motoras finas e grossas, algumas movimentações estereotipadas, falta ou atraso na coordenação motora, no equilíbrio, atrapalhando a marcha".
 
De acordo com a diretora, os benefícios da intervenção são inúmeros, a água quente auxilia no relaxamento muscular e diminui o peso do corpo, facilitando a realização de atividades físicas. Em autistas, a atividade incentiva o desenvolvimento motor, melhora o tônus muscular, equilíbrio, e controle motor.
 
Para se inscrever para realizar a hidroterapia, é necessário:
Encaminhamento médico;
Documento oficial com foto;
Cartão do SUS;
Comprovante de endereço de Taboão da Serra.
Para o acompanhante é necessário:
Laudo médico com autorização para entrar  na piscina;
Documento oficial com foto;
Cartão do SUS;
Comprovante de endereço de Taboão da Serra;
Ter habilidade na piscina e acima de 1,50 m de altura.
 
Serviço:
Serviço Especializado em Reabilitação (SER)
Estrada das Olarias, 670 - Jardim Triângulo, Taboão da Serra
Telefone: (11) 4137- 6363
Atendimento de segunda a sexta, das 9h às 18h

*Com informações da Prefeitura de Taboão da Serra

Comentários