Novembro Azul: Autarquia de Itapecerica promove ações voltadas à saúde do homem

Por Mariana Félix | 16/11/2021

No mês mundial de Combate ao Câncer de Próstata, a Autarquia Municipal de Saúde de Itapecerica da Serra promove o Dia D da Campanha Novembro Azul. No dia 20 de novembro, todas as Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde estarão com as portas abertas, das 8 às 14 horas, para realizar ações voltadas à saúde do homem.

Estão previstas orientações sobre prevenção e autocuidado com a saúde bucal, aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos, encaminhamento para urologista (se necessário e para homens acima de 50 anos). Será uma oportunidade também para atualizar a caderneta de vacinação do adulto, inclusive com a primeira, segunda e terceira doses da vacina contra a Covid.

A campanha Novembro Azul busca alertar os homens sobre a importância do cuidado com a saúde, não só no mês de novembro, mas durante todo o ano.
O movimento surgiu na Austrália, em 17 de novembro de 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O foco da campanha é conscientizar os homens para que façam o exame de próstata, principalmente a partir dos 50 anos.

De acordo com o Ministério da Saúde, por ano, são feitos, no Brasil, cerca de 69 mil diagnósticos de câncer de próstata. Tipo de câncer mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

O que é a próstata?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Comentários