Taboão da Serra celebra protagonismo da pessoa com deficiência em encontro no Dia Nacional de Luta

Por Mariana Félix | 23/09/2021

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi marcado de forma celebrativa em Taboão da Serra. O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) realizou um encontro no auditório da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia para relembrar a todos que a pessoa com deficiência pode ser o que quiser. Devido a pandemia da Covid-19, o evento foi transmitido ao vivo, através do YouTube da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS). Para garantir inclusão de todos que acompanhavam, o encontro contou com audiodescrição e interpretação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

À ocasião, o protagonismo da pessoa com deficiência foi destaque de diversas maneiras. Através de vídeos, o CMPD mostrou a participação de deficientes no mercado de trabalho e no esporte. Já presencialmente, Renildo Alcântara da Silva, funcionário de uma empresa do ramo metalúrgico, e Marcelo de Marco paratleta de bocha adaptada deram seus depoimentos sobre inclusão. Também houveram apresentações de violino feita por Ismael Dias Vaz Moreira, de canto com Roseli Garcia. O encerramento ficou por conta Associação Kung Fu Garra de Águia Lily Lau, com apresentação do Ano Novo Chinês.
 
O secretário de Assistência Social, Wagner Eckstein destacou o compromisso da administração para com as pessoas com deficiência. “Nosso compromisso, enquanto Poder Público é de poder marcar este dia como importante para as pessoas com deficiência, para as famílias das pessoas e para a sociedade de um modo geral. É uma data fundamental para que a gente possa pontuar e marcar os avanços que devemos ter no decorrer dos próximos anos”, disse. “O Cadastro Único (CAD Único) do Governo Federal aponta que em Taboão da Serra há mais de 6 mil pessoas com algum tipo de deficiência, das quais 2.110 recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC). Fazer as políticas públicas chegarem a essas pessoas de maneira qualificada é o nosso desafio. É o desafio do Conselho, do gestor, do Poder Público e da sociedade civil’, completou.
 
A presidente do CMPD, Izaura Kanamaru, falou um pouco sobre o trabalho do Conselho. “Os direitos das pessoas com deficiência não são uma luta só do Conselho, mas de todos. Todo Conselho está engajado e trabalha em prol dos mesmos objetivos que é olhar para as pessoas que mais precisam, como as pessoas com deficiência. E assim estamos trabalhando, temos muito a fazer, temos contado com a ajuda tanto da Sociedade Civil, quanto do Poder Público”, disse.
 
Em Taboão da Serra a pessoa com deficiência conta com uma rede de atendimento formada por diversas Secretarias, como as Secretarias de Assistência Social, de Saúde, de Educação, de Cultura, Esportes, de Transportes, entre outras. Para saber mais, entre em contato com a Sala dos Conselhos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, através do telefone (11) 4138-8040.
 
Participaram do encontro Maria Alves e José representando a Deputada Federal Maria Rosa; os vereadores Dr. Ronaldo Onishi e Wanderley Bressan; os secretários municipais José Alberto Tarifa e Thamires May (Saúde), Dirce Takano (Educação), Arnoldo Landiva (Comunicação), Nílcio Regueira (Habitação), Ruy Poletto (adjunto de Transportes e Mobilidade Urbana); o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Taboão da Serra Dr. José Cordeiro de Siqueira; a Ouvidora Geral de Taboão da Serra Dra. Maria Amélia Alencar; e Antônio Carlos Sousa Santos da coordenador Especial de Promoção de Igualdade Racial (CEPIR). Da sociedade civil e outros, Andressa representando a AMAR; Thalita da Ong Nosso Olhar, além de Jonatas e o ex-vereador Cido da Yafarma representando a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Taboão da Serra.
 
O que é o CMPD?
 
O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência é o órgão de representação das pessoas com deficiência perante a Prefeitura de Taboão da Serra. Sua função é elaborar, encaminhar e acompanhar a implementação de políticas públicas de interesse da pessoa com deficiência na saúde, na educação, no trabalho, na habitação, no transporte, na cultura, no lazer, na acessibilidade ao espaço público e nos esportes. É composto paritariamente, por representantes do poder público e da sociedade civil e foi criado pela Lei Municipal nº 1.595, de 18 de novembro de 2005. Os encontros do CMPD acontecem toda 2ª sexta-feira de cada mês, às 9h, na Rua Ananias Carmerindo Pires, 40/60, Jardim Panorama.
 
Serviço:
Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Rua Ananias Carmerindo Pires, 40/60, Jardim Panorama
Telefone: (11) 4138-8040
sas.conselhos@taboaodaserra.sp.gov.br

*Com informações da Prefeitura de Taboão da Serra

Comentários