Taboão da Serra é um dos 12 municípios do Estado a conquistar prêmio de combate à tuberculose

Por Mariana Félix | 22/09/2021

A Prefeitura de Taboão da Serra foi um dos 12 municípios paulistas, entre 645 cidades, a conquistar o Prêmio de Qualificação nas Ações de Controle da Tuberculose, conferido pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) estadual. O município obteve mais de 85% de cura no tratamento da doença, o que garantiu o prêmio. O anúncio da vitória foi realizado na quinta-feira, 16/09, durante o Fórum Estadual da Tuberculose. Por questão de segurança e por conta da pandemia da Covid-19, o evento foi à distância, transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) do Estado.

O coordenador de Vigilância Epidemiológica de Taboão da Serra, Dr. Milton Parron, falou sobre a conquista. “Fomos um dos 12 municípios do Estado que ganhou este prêmio de combate a tuberculose. Conquistamos pela qualificação do programa de tuberculose, que envolve uma série de estatísticas, principalmente a questão da cura que tem que ser acima de 85%. Aqui na cidade, com o trabalho que desenvolvemos, cerca de 91% dos pacientes que fizeram tratamento contra a tuberculose obtiveram a cura”, destacou.

Em Taboão da Serra, o tratamento contra a tuberculose, diretamente observado, é oferecido nas 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Após realizar o exame do escarro que confirma a doença, o paciente é incluído no programa que tem seis meses de duração. Neste período a pessoa precisa ir à UBS pelo menos três vezes por semana, onde é recebida pela equipe e toma o medicamento sob supervisão. Para garantir que os pacientes estejam devidamente alimentados durante o tratamento, a Secretaria Municipal de Saúde fornece cesta básica durante o período.

O que é tuberculose?

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por bactérias, chamadas Mycobacterium tuberculosis. Elas afetam o pulmão, causando além de tosse, fadiga, perca de peso, febre, entre outros sintomas.

Os moradores de Taboão da Serra que estejam com tosse há mais de três semanas devem procurar à UBS mais próxima de casa para fazer o exame do escarro. O diagnóstico sai em poucos dias e o tratamento é gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

*Com informações da Prefeitura de Taboão da Serra

Comentários