Cooperativa Habitacional Vida Nova completa 25 anos com homenagens e reconhecimento público

Por Sandra Pereira | 20/09/2021

Maior cooperativa habitacional do Brasil e da América Latina, com 17 mil cooperados, a Cooperativa Habitacional Vida Nova celebrou 25 anos de fundação na última semana. A Vida Nova é referência pelo pioneirismo e a qualidade dos empreendimentos. Ao longo dos seus 25 anos de história conseguiu realizar o sonho da casa própria de milhares de pessoas. A cooperativa nasceu em Taboão da Serra, graças ao visionário presidente José Aprígio e os diretores Marilene Trappel, Hélio Tristão e Régis (já falecido).

Após se consagrar em Taboão a cooperativa agora está construindo centenas de apartamentos em Embu das Artes. Além disso, é constantemente procurada para ampliar sua atuação para outras cidades.

Para celebrar os 25 anos da Cooperativa Habitacional Vida Nova os diretores Marilene Trappel, Hélio Tristão e Ivan Cruz recepcionaram o presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), Edivaldo Del Grande, o superintendente Aramis Moutinho Jr., o vice-presidente da OAB Taboão, a Federação Nacional das Cooperativas Habitacionais, a imprensa regional e um seleto grupo de convidados. Os diretores receberam uma placa da Ocesp em homenagem ao Jubileu de Prata da Cooperativa Habitacional Vida Nova.

A Vida Nova tem empreendimentos em Taboão da Serra e em Embu das Artes. Ao todo, são 103 prédios com quase 17 mil famílias cooperadas, um centro empresarial, um hotel e um shopping. As unidades do Taboão foram todas entregues. Em Embu, os primeiros apartamentos já foram entregues e as obras seguem em ritmo acelerado, surpreendendo a todos pelas inovações, incluindo a construção de um viaduto.

Durante a cerimônia de entrega da placa, que reuniu cooperados, colaboradores e parceiros, o diretor Helio Tristão apresentou números impressionantes da Vida Nova. Sobre o investimento em Embu, ele disse que, quando os empreendimentos foram lançados, as inscrições encerraram-se em apenas dois dias, mostrando o referencial que é a cooperativa. “Em Embu, temos prédios de 37 andares, e os apartamentos de três dormitórios têm 125 metros quadrados”, exemplificou o diretor Hélio, que acompanhou os visitantes nas obras depois da cerimônia.

A advogada, diretora e sócia-fundadora da cooperativa, Marilene Trappel, lembrou que a cooperativa começou pequena, idealizada pelo José Aprígio, atualmente prefeito de Taboão e afastado da administração da Vida Nova.

“Começou pequena, mas cresceu pelo gesto de confiança da cidade. Confiança que transformou a Cooperativa Vida Nova neste sucesso de hoje. Só tenho que agradecer a Deus, a nossa família e a todos os funcionários”, frisou Marilene, que ficou surpresa com a homenagem da Ocesp. “Jamais esperei, diante de tanta turbulência causada pela pandemia, uma manhã tão boa como esta”. Estudiosa do segmento, ela finalizou enaltecendo o fortalecimento das cooperativas habitacionais sérias que tornam o sonho da casa própria realidade.

O novo diretor da cooperativa, Ivan Cruz, orgulhoso da trajetória de sucesso da Vida Nova, observou que o país ainda estimula pouco o cooperativismo. Disse que não incentivam mais porque o modelo é bom e enfrenta resistência de outros segmentos. “O desafio é que o cooperativismo seja mais compreendido no Brasil; quando bem compreendido, não tem como dar errado”, salientou o dr. Ivan.

Antes de entregar a placa, Del Grande, presidente da Ocesp, referiu-se a Aprígio e aos presentes como pessoas inspiradoras. “O que vocês estão fazendo não tem referência no país. Isso se chama responsabilidade social, inclusão social”, ressaltou.

Ele prosseguiu dizendo que, no cooperativismo, trabalha-se para melhorar a vida de pessoas. “As cooperativas nascem da necessidade da base, das pessoas. Nos momentos mais difíceis que as cooperativas florescem e crescem”.

Del Grande fez a homenagem observando: “Num país em que a média de vida das empresas não ultrapassa 5 anos, a Vida Nova é grande exemplo de sucesso a ser comemorado”.

O superintendente da Ocesp, Aramis Moutinho Jr., também integrou a mesa do evento, parabenizando a Vida Nova pelo Jubileu de Prata. Ele participava, ao mesmo tempo, de uma sessão plenária da Junta Comercial, onde é vogal do cooperativismo e auxilia as cooperativas nos trâmites dos processos de arquivamento de documentos.

Veja a composição dos grupos que formam a Cooperativa Habitacional Vida Nova:

Grupo 1: 560 aptos, distribuídos em 5 prédios de 14 andares
Grupo 2: 704 aptos, 4 prédios de 22 andares;
Grupo 3: 960 aptos, 5 prédios de 24 andares;
Grupo 4: 1.040 aptos e prédios de 26 andares;
Grupo 5: 728 aptos e prédios de 26 andares;
Grupo 6: 728 aptos e prédios de 26 andares;
Grupo 7: 1.040 aptos e prédios de 26 andares;
Grupo 8: 1.040 aptos e prédios de 26 andares;
Grupo 9: 728 aptos e prédios de 26 andares;
Grupo 10: Shopping, centro empresarial com torre de escritórios e o Hotel Transamérica;
Embu das Artes: 9264 aptos;

Comentários