Descarte indevido de entulho aumenta no Embu e Itapecerica da Serra

Por Sandra Pereira | 24/11/2009

As cidades de Embu das Artes e Itapecerica da Serra estão enfrentando um problema grave na área ambiental. Nos últimos meses foram feitos vários flagrantes de despejo indevido de  entulho, terra e outros tipos de detritos em áreas de proteção ambiental. Ambas as cidades estão localizadas em área de proteção de manancial o que torna os crimes ainda mais graves. Em Taboão da Serra esse tipo de ocorrência também tem acontecido.


No dia 20 a Guarda Municipal  Ambiental de Embu  prendeu em flagrante um caminhão que estava despejando entulho nas imediações de uma nascente localizada por trás da empresa Liotécnica, na Estrada do Santa Bárbara. O motorista e o caminhão foram levados à Delegacia Seccional de Taboão da Serra. O veículo foi multado em R$1.300,00 e apreendido.


O responsável pelo terreno que estava no local foi multado em R$ 13.300,00.
A ação rápida da Guarda Ambiental conseguiu impedir o crime. O caminhão utilizado para despejar o entulho foi apreendido. Os acusados foram pegos em flagrante e vão responder a processo.


“Foi uma ocorrência bonita. A gente percebeu que o caminhão ia despejar o entulho, mas tinha olheiros que avisavam quando a viatura passava”, afirma o GCM, Erik Silva. Ele disse que depois disso ele o GCM Teixeira decidiram ficar de tocaia e permaneceram no mato por uns 40 minutos. “Depois disso veio um menino correndo avisar que estava liberado. Quando eles despejaram o entulho nós demos o flagrante”, complementou.


O GCM afirmou que a viatura deles ficou escondida dentro de uma empresa durante o período em que eles permaneceram de tocaia.


Recentemente, o próprio prefeito Chico Brito constatou crime ambiental como esse. Ele estava vistoriando obras quando flagrou  um caminhão de outro estado despejando entulho na cidade. Imediatamente o prefeito acionou a GCM para tomar as devidas providências.


Em Itapecerica o despejo indevido de entulho é tema recorrente nas sessões da Câmara Municipal. Os vereadores da cidade com freqüência tratam do assunto e apontam os locais onde o crime acontece até mesmo durante o dia.

Veja mais fotos da ocorrência enviadas pela CGM Cristiana Brito:

crime.jpg

crime4.jpg

crime3.jpg


Comentários