Incêndio em Taboão destruiu obras de importantes artistas brasileiros

Por Mariana Félix | 27/03/2021

Um galpão do grupo Alke, empresa especializada em logística, pegou fogo em Taboão da Serra, localizado na Rua Áurea Tavares, nesta quinta-feira, 25, o edifício guardava mais de mil obras de arte e 13 esculturas históricas que iam para uma exposição nos Estados Unidos.

O grupo, pretendia transferir as obras de arte para um novo espaço, e o incêndio coincidiu com este processo. A empresa diz que é o primeiro acidente deste tipo que sofre e que, “estava em dia com o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros, licença que comprova legalmente que o estabelecimento está seguro”, afirmou

Os artistas confirmaram que foi um “choque enorme” saber que as criações fora queimadas “Quando você perde uma obra, é muito difícil porque não dá para reconstruir. É uma coisa feita no passado, está perdida mesmo”, diz Emanoel Araújo. “É um abalo moral à obra e ao artista”, afirma, desabafando: “Não tem justificativa, é uma falta de atenção, de responsabilidade. Pode falar o que quiser, mas nada que se disser resolve. ”

A empresa entrou em contato com a imprensa e divulgou uma nota, leia a íntegra.

Nota à imprensa

O grupo Alke, empresa especializada em logística, mantendo a política de transparência, informa que o incêndio ocorrido no início da noite desta quinta-feira (25/03) na Rua Áurea Tavares no município de Taboão da Serra, em São Paulo, foi controlado pelo corpo de Bombeiros. A Brigada de Incêndio da unidade local atuou imediatamente para debelar as chamas e as operações de rescaldo continuaram ao longo da manhã desta sexta, dia 26. Ninguém ficou ferido.

O local abrigava algumas obras de artes. Todos os clientes já foram informados do ocorrido pelos representantes do grupo Alke. Ainda não há estimativa de valores de obras atingidas pelo incidente. Não é possível acesso ao local, que vai passar por perícia.

O Grupo ALKE está colaborando com as autoridades na apuração dos fatos que culminaram no incidente e já lavrou o boletim de ocorrência. Na história da empresa nunca existiu caso semelhante. A empresa ressalta, ainda, que estava em dia com Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), licença emitida pelo corpo de bombeiros que comprova legalmente que o estabelecimento está seguro.

 

*Com informações da Folha de São Paulo

Comentários