Procons realizam mutirão on-line para renegociação de dívidas bancárias

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 12/03/2021

O "Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas Bancárias" ocorre de 15 a 31/03 por meio do site www.consumidor.gov.br para todo o cidadão que deseja renegociar suas dívidas bancárias. A ação visa promover condições para que os consumidores possam reequilibrar as contas da casa e evitar a negativação.

De acordo com Érico Rodrigues de Melo, dirigente do Procon Embu das Artes, para participar do mutirão on-line, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br, onde receberá um login e senha. Posteriormente, ele deverá relatar o seu problema e informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou a instituição financeira terá o prazo de 15 dias para apresentar uma proposta ou resposta ao consumidor.

No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes. O Procon Embu das Artes orienta ainda que o consumidor, no seu relato, informe que está participando do mutirão, com a seguinte hashtag: #MutiraoProconsBrasil

Terminado o prazo de 15 dias para a resposta do fornecedor, o consumidor terá 20 dias para avaliar o retorno dado pela empresa e se a resposta foi satisfatória.

Vantagens do mutirão

A iniciativa dos órgãos de defesa do consumidor terá o objetivo de reestabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas e precisam manter o nome limpo, longe de qualquer inscrição em cadastros de proteção ao crédito. Para isso, após ser acionada pelo Procon Embu das Artes, a PROCONSBRASIL programou com a FEBRABAN a adesão das instituições financeiras, buscando viabilizar condições favoráveis ao pagamento, ajuste do valor das parcelas, periodicidade dos pagamentos, redução de juros e multas, ou mesmo condições para a quitação do débito que o cidadão tenha com uma instituição financeira.

Na visão global da PROCONSBRASIL, a experiência revela que muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar o Procon ou até mesmo seu banco por se sentirem constrangidos com a situação. Além disso, com as regras de restrições de circulação e de funcionamento do comércio e os cuidados com a saúde, o uso da internet pode ser favorável também à defesa do direito do consumidor, que é o foco do mutirão.

A realização do mutirão faz parte do conjunto de ações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, envolvendo o Procon Embu das Artes, juntamente com a Associação Brasileira de Procons (PROCONSBRASIL) e a Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN).

Serviço:
Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas Bancárias
Quando: 15/03 até 31/03
Como: pelo site www.consumidor.gov.br

Comentários