Realizada em Embu e Itapecerica, Operação Golpe Baixo detém integrante de quadrilha que agia contra idosos

Por Outro autor | 17/08/2020

A Polícia Civil prendeu, na madrugada desta quinta-feira (13), uma mulher, de 41 anos, que foi identificada como integrante de uma organização criminosa que aplicava golpes financeiros contra idosos. As diligências foram deflagradas na região metropolitana de São Paulo.

Denominada ‘Golpe Baixo’, a ação foi deflagrada por agentes do 3º e 8º Distritos Policiais de Sorocaba, após mais de seis meses de investigação. As atividades, realizadas nas cidades de Embu das Artes e Itapecerica da Serra, contaram com o empenho de 15 policiais e cinco viaturas.

Após minucioso e intenso trabalho de apuração, uma das integrantes da organização criminosa foi identificada por meio de análise de imagens, entre outras técnicas de investigação. Ela teve a prisão preventiva decretada pelo Poder Judiciário, que também expediu mandados de busca.

Durante cumprimento das ordens judiciais, a mulher foi encontrada na cidade de Embu das Artes e detida. A partir desta ação, estima-se o esclarecimento de pelo menos 15 crimes, com vítimas já identificadas. As diligências prosseguem para captura dos demais envolvidos.

Modus operandi

“O golpe se resumia, basicamente, em iludir idosos, principalmente aposentados, na frente dos bancos, fazendo-os acreditar que receberiam uma recompensa por ter achado a carteira de uma pessoa”, explicou o delegado Acácio Leite sobre o modus operandi da quadrilha alvo.

Ainda de acordo com a autoridade policial, toda uma situação era criada a partir do objeto plantado no local pelos próprios criminosos, sendo que a vítima tinha seus pertences subtraídos no momento em que era retirada do estabelecimento bancário para receber a tal gratificação.

Os estelionatários agiam sempre na porta das agências bancárias na semana de pagamento e pegavam, sem que a vítima percebesse, cartões, senhas e valores em dinheiro. Em seguida, eles realizavam saques, compras, transferências, e até mesmo empréstimos em nome dos idosos.

 

Comentários