Pelo segundo dia consecutivo, Taboão da Serra registra isolamento social de 47%

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 7/05/2020

Taboão da Serra registrou pelo segundo dia consecutivo um índice baixo de isolamento social, segundo apontou o Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP), do Governo do Estado. Tanto na terça-feira, dia 5, quanto nesta quarta-feira, 6, a cidade manteve apenas 47% da sua população em casa, ou seja, 134.217 dos seus 285.570 habitantes.

O programa foi criado para verificar o índice de adesão à quarentena causada pela pandemia no novo coronavírus. Em parceria com as operadoras de celular – Tim, Claro, Vivo, Oi -, é checada por meio do celular a quantidade de pessoas que estão nas ruas. Ao todo, são monitoradas 104 cidades com mais de 70 mil habitantes.

Desde que começou a operar, o sistema aponta que Taboão da Serra é a cidade do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo, o Conisud, com menor adesão à quarentena – Embu-Guaçu, Vargem Grande Paulista, Juquitiba e São Lourenço não fazem parte da averiguação.

É também em Taboão da Serra, que tem a maior densidade demográfica do país, com cerca de 13 mil habitantes por quilometro quadrado, segundo o IBGE, onde se concentra o maior número de casos de coronavírus na região. Até agora, 28 moradores já morreram pela doença, informou a Secretaria Municipal da Saúde, que ainda investiga outras duas mortes.

O município registrou 229 moradores infectados, no entanto, 137 deles já foram curados. Há ainda 176 aguardando o resultado de exames e 280 já tiveram as suspeitas descartadas. Ao todo, foram notificados 713 casos.

Outras cidades

Em Embu das Artes o cenário também não é bom, apesar de a cidade registrar índice maior que Taboão da Serra. Nesta quarta-feira, 6, de acordo com o sistema, a quantidade de pessoas que permaneceram em casa ficou em 48%, um ponto percentual a menos que terça-feira, 5, que registrou 48%.

Itapecerica da Serra é a cidade com melhor índice de adesão à quarentena, estando entre as 20 cidades que mais respeitam o isolamento social. Nesta quarta-feira, dia 6, ela ocupou a 12° colocação no ranking, com percentual de 53%.

Comentários