Vereador Onishi acompanha e fala com população sobre desinfecção de ruas do Jd. Maria Rosa

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 30/04/2020

O vereador dr. Ronaldo Onishi acompanhou de perto na manhã desta quinta-feira, dia 30, a desinfecção de ruas e calçadas do Jardim Maria Rosa, em Taboão da Serra. Atuante no bairro, o parlamentar aproveitou para conversar com os moradores sobre a importância da ação de limpeza nas ruas e pedir para que se mantenham em casa, se possível.
 
Com um caminhão pipa, funcionários da prefeitura lavaram as ruas, as calçadas, as praças e as entradas e os portões das casas usando jatos de água, sabão e uma solução desinfetante. A ação, que também teve participação do vereador Johnatan Noventa, foi coordenada pela Secretaria de Manutenção da cidade, comandada pelo Engenheiro Daniel.
 
“Essa é mais uma das ações que a prefeitura vem fazendo no combate ao Covid-19. Entendo eu que é uma das principais porque a gente atua diretamente no combate à proliferação do vírus e estamos sendo muito bem recebidos pela população de Taboão da Serra, que está entendendo nosso trabalho”, ressaltou Daniel. “Quero aqui deixar meus parabéns tanto para a Secretaria da Saúde, tanto para a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, que vem produzindo algumas máscaras higienizadas e distribuindo. Estamos nessa ação há 14 dias e já entregamos uma média de 24 mil máscaras.
 
Durante a desinfecção, Onishi explicou que a limpeza é necessária para matar o vírus, que pode permanecer durante horas nas superfícies. “É muito importante a desinfecção porque o vírus fica na superfície e essa solução da mistura de água com o hipoclorito de sódio o mata e impede a sua proliferação”, explicou incisivamente.
 
Ele também aproveitou para conversar com os moradores e alertar para que fiquem em casa se possível. “Acredito que agora é o pico do coronavírus. Se puder ficar em casa, fique. Procure não sair sem necessidade. Se precisar ir ao mercado, vá em pouca gente da família porque está perigoso”, disse ele a uma munícipe.
 
A ação teve ampla aprovação popular, com avaliação positiva dos moradores, que parabenizaram a iniciativa no bairro.
 
“Nos sentiremos mais seguros com essa limpeza”, disse Jéssica Feitora durante a live transmitida por Onishi. Já Sandra, também moradora do bairro, conseguiu acompanhar a ação de perto e classificou como “bacana”, assim como muitos outros munícipes que viram a equipe trabalhar. Além do Maria Rosa, outros bairros da cidade também serão alvos da desinfecção.
 
Outras medidas
 
Na cidade, está decretado estado de calamidade pública e os comércios não essenciais estão proibidos de abrir por tempo indeterminado. As aulas da rede pública municipal também estão suspensas.
 
No município, também foi inaugurado o Hospital da Campanha, onde são tratados os pacientes com casos leves e intermediários de Covid-19. São 57 leitos de baixa e média complexidade e 4 de emergência, que serão utilizados para pacientes que tiverem piora no quadro clínico.
 
A prefeitura também já iniciou a confecção e distribuição de máscaras para doar à população carente da cidade e aos motoristas da Viação Fervima que atuam nas linhas circulares da cidade.
 
Também já foi autorizado o uso da cloroquina no tratamento de pacientes diagnosticados com Covid-19. O medicamento, de acordo com o prefeito, só será aplicado sob prescrição médica e com a autorização da família.

Comentários