Taboão da Serra tem 78 pacientes curados do coronavírus, diz secretária da Saúde

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 24/04/2020

Taboão da Serra tem 78 pacientes curados no novo coronavírus, afirmou a dr. Raquel Zaicaner, secretária de Saúde do município, durante entrevista coletiva nesta quinta-feira, dia 24, no gabinete do prefeito Fernando Fernandes.

“Considerando que a doença dure 14 dias e pensando que eu não posso falar nada das pessoas que se contaminaram nos últimos 14 dias ou foram confirmadas, eu tenho 78 pessoas consideradas curadas”, informou Raquel.

Até agora, a cidade teve 18 mortes, 156 moradores infectados e 166 aguardando resultado do exame. Além disso, o Hospital de Campanha já realizou 1067 atendimentos e tem uma média diária de 16 internações. A unidade tem 40 leitos, sendo quatro com respiradores para casos que se complicarem.

Taboão, ainda de acordo com Raquel, tem 32 respiradores, distribuídos no PS infantil, no PS na UPA Akira Tada. “Se a gente precisar usar, a gente tem esse arsenal a nossa disposição”, disse a secretária.

Núcleo de acompanhamento

Um núcleo especializado que acompanha diariamente os moradores com sintomas da doença foi montado em Taboão. Uma das equipes monitora os casos que já foram notificados, ou seja, as pessoas que já procuraram o sistema de saúde para informar que tiveram sintomas de Covid-19.           

A outra verifica os casos de pessoas que já apresentaram algumas manifestações da doença, mas que não notificaram oficialmente à saúde. “Antes de entrarem nas UBSs, as pessoas preenchem um formulário se tiveram sintomas de síndrome respiratória. Esses formulários vem para Secretaria da Saúde, que faz as ligações”, explica Raquel.

Caso os moradores apresente alguma evolução da doença, é instruído a procurar atendimento médico.

 

Comentários