2º fase de vacinação contra a gripe começa nesta quinta-feira, 16; UBSs da região aplicarão a dose

Por Redação | 15/04/2020

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a gripe vai começar nesta quinta-feira, dia 26. Desta vez, serão vacinados profissionais de segurança, portadores de doenças crônicas, indígenas, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo, adolescentes e jovens entre 15 e 21 anos sob medidas sócio educativas e presidiários. As UBSs das cidades da região aplicarão a dose.

Pessoas com comorbidades devem apresentar atestado médico. Já profissionais também precisam apresentar os crachás de trabalho ou documento que comprove vínculo empregatício para receber a imunização.

A primeira fase da vacina foi destinada a idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde e a terceira e última, que começa em 9 de maio, será destinada a crianças de 6 meses e a menores de 6 anos, pessoas de 55 a 59 anos, gestantes, puérperas, indígenas e professores,

Este ano a vacinação contra a gripe foi antecipada de abril para março com o intuito de prevenir o mais rápido possível a população contra os vírus mais comuns da gripe e auxiliar na diminuição de casos suspeitos do Covid-19.

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.  A vacina é trivalente e protege contra Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

Comentários