Prefeitura de Itapecerica prorroga fechamento de comércio até dia 22 de abril

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 7/04/2020

A prefeitura de Itapecerica da Serra prorrogou nesta segunda-feira, dia 6, o fechamento de comércios na cidade por mais duas semanas, até o dia 22 de abril. A nova determinação começa a valer a partir desta terça-feira, 7, e visa diminuir os riscos de contágios de coronavírus entre moradores.

Assim como no decreto anterior, somente estabelecimentos considerados essenciais poderão funcionar, mas seguindo algumas orientações, como manter a distância mínima de um metro entre as pessoas dentro do estabelecimento ou nas filas externas e evitar aglomerações.

Os comércios autorizados a funcionar são farmácias, supermercados, açougues, peixarias, lojas que vendem ração para animais, distribuidoras de água e gás, casas de material para construção, bancos e lotéricas, clínicas médicas, odontológicas e veterinárias, bancas de jornal, empresas de transporte de passageiros pública ou privada ou de transporte de valores, oficinas mecânicas, borracharias, auto elétricos, bicicletarias e motopeças.

Restaurantes e lanchonetes só poderão vender em sistema delivery, padarias não devem oferecer alimentos para serem consumidos no balcão e também está proibido o consumo de alimentos dentro de lojas de conveniência ou nas feiras livres diurnas.

Reuniões de qualquer tipo, mesmo as familiares, com pessoas que não moram na casa ou nos apartamentos estão vetadas.

Outras medidas

A cidade vem tomando algumas ações de combate ao coronavírus e, além do fechamento do comércio, as aulas da rede pública municipal estão suspensas. O Centro de Especialidades Médicas (CEM) foi transformado no Centro de Referência do Coronavírus para atender pacientes com Covid-19 na cidade. 

Os dois prontos socorros da cidade ainda passam por obras de adequação para receberem 61 leitos. O PS Central contava com 13 unidades de internação; após as obras iniciadas esta semana, terá 31. No Jacira o reforço é ainda maior; serão 30 leitos de internação, sendo que o pronto socorro contabilizava nove, todos apenas para observação.

 

Comentários