Superlua vai iluminar o céu nesta segunda-feira, 09

Por Outro autor | 9/03/2020

Por Tecmundo

A próxima superlua do ano está mais próxima do que você imagina. Segundo o livro Old Farmer’s Almanac, referência em previsões meteorológicas e astronômicas, esse fenômeno acontecerá na noite desta segunda-feira (9).

Isso ocorre quando a lua cheia está no ponto mais próximo da Terra em sua órbita, o que se chama "perigeu". Durante esse período, sua imagem fica maior e mais iluminada do que a da lua cheia normalmente vista. A última superlua aconteceu apenas há um mês — começou no dia 9 e durou todo o fim de semana.

De acordo com as informações divulgadas pela NASA, a lua estará completamente cheia às 10h48. Como já dito, o melhor momento para observar a lua é quando ela alcança o perigeu, este acontecerá às 23h31.

No entanto, se você não quer ficar acordado até tarde, é possível observá-la em outros momentos do dia — no entanto, ela não será tão grande e brilhante. A lua permanecerá cheia de domingo até terça-feira de noite.

É comum esses fenômenos receberem diferentes apelidos. Como de praxe, essa superlua não ficou de fora: ela foi chamada de worm moon ou “superlua de minhoca”. O livro Old Farmer’s Almanac informa que a origem desse apelido está no fato de o solo ficar mais “macio” durante março, em diversos lugares dos Estados Unidos, e, por isso, muitas minhocas começam a aparecer.

Diversos lugares organizam eventos para observar esse acontecimento, então fique atento às informações no site de sua cidade para você não perder nada. Em Curitiba, por exemplo, o Parque da Ciência irá disponibilizar telescópios para observar o céu. O evento é gratuito e requer inscrição.

Se você perder esse fenômeno na segunda-feira por algum motivo, fique tranquilo! A próxima lua cheia ocorrerá em 7 de abril e também será uma superlua.

Comentários