Prefeitura de Taboão da Serra planta 150 árvores em escolas municipais

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 5/05/2019

A Secretaria de Habitação e Meio Ambiente de Taboão da Serra em parceria com seis escolas municipais realizou o plantio de 150 mudas de árvores floríferas e frutíferas, todas da fauna nativa da cidade doada pelo Instituto Olinto Marques de Paula para garantir às crianças um ensino com base na preservação ambiental.

Segundo a secretária de Habitação e Meio Ambiente, Sandra Pereira, a ideia é plantar árvores nativas em todas as áreas verdes da cidade junto com as crianças, famílias e comunidade. “O nosso objetivo é melhorar a quantidade de árvores plantadas na cidade. A conservação do meio ambiente, é um dever de todos para preservarmos o ecossistema para o presente e futuras gerações”, disse.

O plantio faz parte do projeto desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente em parceria com o Instituto Olinto Marques de Paula. Entre as espécies estão: canafísula, ipê, quaresmeira, uvaia, pitanga e grumixama. O plantio foi realizado nas EMIs Jurema, Dorinha, Aninha, Piteco, Visconde de Sabugosa e na EMEF Dalva.

As mudas foram plantadas em tubos ecológicos, o que permite direto sem danos ao meio ambiente, por não utilizar plástico. Os alunos juntamente com os pais ajudaram a plantar as mudas e aprenderam como é importante cuidar do meio ambiente, além disso, as crianças vão ajudar os funcionários da escola a regar as mudas periodicamente.

De acordo com a secretária adjunta da pasta, Marlene Bomfim, o projeto tem o objetivo de promover educação ambiental, além de melhorar a quantidade e qualidade de árvores da nossa cidade. “Ao desenvolver ações como essa também está contribuindo com o Programa do Governo do Estado Município Verde Azul, para a cidade de Taboão da Serra melhora a sua pontuação neste Programa”, falou.

A ação faz parte do Programa Município Verde Azul lançado em 2007 pelo governo do estado de São Paulo que tem o objetivo de descentralizar a política ambiental e proporcionar a eficiência na gestão dos assuntos ambientais. O projeto promove a participação da sociedade na gestão ambiental, cabendo ao Estado prestar colaboração técnica e treinamento às equipes locais.

As doações de mudas de árvores nativas, frutíferas e floríferas, podem ser feitas na secretaria de Desenvolvimento, Habitação e Meio Ambiente, localizado na Praça Miguel Ortega, 286, Parque Assunção, ou na cooperativa Cooperzagati na rua Porfírio Herdeiro, 440,  Parque Industrial das Oliveiras. Outras informações pelo telefone 4788-5330 ou 4788-5331.

 

Comentários